Brinquedos para os ricos: o último Ferrari a vencer Le Mans será vendido por 26 milhões. Vai ser leiloado pela RM Sotheby’s em Paris a 4 e 5 de fevereiro do próximo ano, e a verdade é que se trata de um carro incrível que conta um “pedaço” muito importante da história do automobilismo.
Estamos a falar do Scaglietti 250 LM de 1964. Um ano depois, em 1965, os pilotos Masten Gregory e Jochen Rindt da North American Racing Team (NART) venceram a corrida. Foi no Circuit de la Sarthe, a pista que acolhe Le Mans, uma das corridas mais prestigiadas do mundo.
Com esta vitória, a Ferrari alcançou o feito de seis vitórias consecutivas na pista francesa. E é realmente importante, uma vez que não conseguiriam mais vitórias à geral durante 58 anos. Imaginem então a importância deste carro, um símbolo dentro da marca.
Este é o chassis 5893, o sexto 250 LM a ser construído. E estamos a falar do carro que a North American Racing Team (NART) de Chinetti utilizou para vencer em Le Mans em 1965. Uma equipa que, além disso, conseguiu a única vitória absoluta da Ferrari em Le Mans por uma equipa privada.
A distribuição foi efecuada pela Luigi Chinetti Motors, como já foi referido. Um carro que foi construído durante a era de Enzo Ferrari, que nos deixou, como sabem, em 1988, e que detém o recorde de seis corridas de 24 horas enquanto “il commendatore” ainda era vivo. Continuamos a destacar coisas sobre este carro fantástico.
Em 1970, este carro faria a sua última volta de competição num circuito. Seria com a Kirk F. White Motor Cars e, depois disso, o chassis 5893 foi vendido por Chinetti ao Indianapolis Motor Speedway Museum, como refere a própria RM Sotheby’s. Só foi exibido em grandes concours d’elegance e eventos de automobilismo.
Por exemplo, foi apresentado no Monterey Historics de 1994. Recebeu prémios como o Best of Show – Sport no Santa Fe Concorso de 2015. Apareceu no “The Qail, a Motorsports Gathering” de 2016, no Amelia Island Concours d’Elegance e, claro, no Pebble Beach Concours d’Elegance.