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Ultime é a derradeira série especial do Alpine A110

Como se precisássemos de mais provas de que os preços dos veículos novos estão fora de controlo, aqui está um modelo de quatro cilindros que custa o dinheiro de um supercarro.

Já perdemos a conta a quantas versões A110 de edição especial a Alpine lançou ao longo dos anos, mas este é certamente o mais caro. O canto do cisne do coupé de motor central está aqui, e custa uns difíceis de digerir 330.000 euros.

Este A110 R hardcore recebeu o tratamento Ultime na mesma linha que o Renault Megane RS Ultime final, com o qual partilha o motor a gasolina de 1,8 litros turboalimentado. No hot hatch só chegava a 300 CV, mas agora o motor de quatro cilindros foi trabalhado para oferecer 345 CV. No entanto, o binário permanece o mesmo, 420 Nm.

O coupé francês beneficia de um sistema de controlo de arranque que permite ir dos 0 aos 100 km/h em 3,8 segundos. Utiliza uma transmissão automática de dupla embraiagem modificada para lidar com o binário extra, uma vez que o anterior A110 com maior binário tinha 340 Nm, ou seja, menos 80 Nm. Curiosamente, a Alpine diz que é uma caixa de velocidades “DW6”, por isso é uma unidade de seis velocidades em vez da habitual caixa de sete velocidades encontrada no A110.

Os amortecedores são Öhlins ajustáveis nos quatro cantos e um escape de titânio Akrapovič. Além disso, o A110 R Ultime tem travões melhorados com discos de corrida AP de 330 mm, com pastilhas de travão e condutas de refrigeração diferentes.

Assenta em jantes forjadas de 18 polegadas à frente e de 19 polegadas atrás, envolvidas em pneus Michelin Pilot Sport Cup 2. Um kit de carroçaria com um aspeto mais agressivo tem um objetivo funcional, uma vez que a força descendente aumentou em 160 quilogramas à velocidade máxima, em comparação com o A110 R Turini. A produção total está limitada a 110 unidades.

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