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Como se precisássemos de mais provas de que os preços dos veículos novos estão fora de controlo, aqui está um modelo de quatro cilindros que custa o dinheiro de um supercarro.

Já perdemos a conta a quantas versões A110 de edição especial a Alpine lançou ao longo dos anos, mas este é certamente o mais caro. O canto do cisne do coupé de motor central está aqui, e custa uns difíceis de digerir 330.000 euros.

Este A110 R hardcore recebeu o tratamento Ultime na mesma linha que o Renault Megane RS Ultime final, com o qual partilha o motor a gasolina de 1,8 litros turboalimentado. No hot hatch só chegava a 300 CV, mas agora o motor de quatro cilindros foi trabalhado para oferecer 345 CV. No entanto, o binário permanece o mesmo, 420 Nm.

O coupé francês beneficia de um sistema de controlo de arranque que permite ir dos 0 aos 100 km/h em 3,8 segundos. Utiliza uma transmissão automática de dupla embraiagem modificada para lidar com o binário extra, uma vez que o anterior A110 com maior binário tinha 340 Nm, ou seja, menos 80 Nm. Curiosamente, a Alpine diz que é uma caixa de velocidades “DW6”, por isso é uma unidade de seis velocidades em vez da habitual caixa de sete velocidades encontrada no A110.

Os amortecedores são Öhlins ajustáveis nos quatro cantos e um escape de titânio Akrapovič. Além disso, o A110 R Ultime tem travões melhorados com discos de corrida AP de 330 mm, com pastilhas de travão e condutas de refrigeração diferentes.

Assenta em jantes forjadas de 18 polegadas à frente e de 19 polegadas atrás, envolvidas em pneus Michelin Pilot Sport Cup 2. Um kit de carroçaria com um aspeto mais agressivo tem um objetivo funcional, uma vez que a força descendente aumentou em 160 quilogramas à velocidade máxima, em comparação com o A110 R Turini. A produção total está limitada a 110 unidades.

Ricardo Carvalho

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