Quando se entrega um Jaguar XJS clássico ao afinador britânico TWR, obtém-se um supercarro equipado com um motor V12 turboalimentado e uma caixa de velocidades manual… o suficiente para fazer sonhar os “petrol heads”.
O Jaguar XJS é um dos modelos mais representativos do estilo da marca dos anos 80 e 90. Com o seu interior em pele bege, acabamentos em madeira e carroçaria em verde inglês… era um verdadeiro Jaguar. Mas quando se coloca este automóvel nas mãos do tuner britânico TWR, obtém-se um “restomod” muito sumptuoso, talvez ao nível do que a Kimera fez para o Lancia 037…
E quase tão exclusivo, uma vez que este XJS TWR será produzido numa edição de 88 exemplares, em comemoração da primeira vitória da Tom Walkinshaw Racing em Le Mans, em 1988, com o Jaguar XJR-14. A empresa TWR responsável por este Jaguar XJS é gerida pelo filho, Fergus, de Tom Walkinshaw, fundador da equipa com o mesmo nome. Ele é mais conhecido por ter preparado o Volvo 850 para o BTCC.
Com preços a partir de mais de 280.000 euros, estas unidades não estarão ao alcance de todos. Mas os raros entusiastas que tiverem a sorte de adquirir um, poderão beneficiar de toda a experiência da TWR. Sob o capô está um motor V12 turbo de 670 CV, uma caixa manual de 6 velocidades e um chassis em carbono totalmente novo. A título de comparação, o XJS mais potente poderia desenvolver até 333 CV.
No total, foram necessários mais de dois anos para que engenheiros da Porsche, McLaren e Ferrari trabalhassem no carro, bem como outros de equipas de F1 como a Williams, Mercedes e Renault. O objetivo da TWR por detrás do carro, para além de comemorar a sua vitória em Le Mans, é “preservar e proteger a experiência de condução clássica num mundo em que os supercarros são geridos por sistemas eletrónicos”.