Certamente que existem carros com menos de três estrelas Euro NCAP, mas nenhum dos modelos testados por esta entidade independente em 2024 alcançou uma classificação inferior. O que diz bem dos avanços nesta área: em três anos, desapareceram as negativas em testes de colisão.
Ou não será bem assim. De acordo com este organismo de referência na Europa, não é correto comparar diretamente carros testados em anos diferentes, devido à natureza evolutiva dos padrões de teste.
Um bom exemplo é o Renault Zoe. Quando este pequeno carro elétrico pioneiro foi testado pela primeira vez em 2013, recebeu notas máximas com uma classificação de cinco estrelas. Mas quando foi testado novamente em 2021, apesar de ser fundamentalmente o mesmo carro, recebeu uma classificação de zero estrelas. O mais baixo de qualquer veículo testado até agora nesta década…
Esse foi um ano de adaptação e choque para alguns fabricantes. Assim como o Zoe, com zero estrelas, também a romena Dacia ficou mal na fotografia, com dois modelos, o Spring e o Jogger, a não conseguirem mais do que uma estrela, enquanto o Logan e o Sandero Stepway receberam duas estrelas Euro NCAP .
Dada a natureza do teste atual, mais detalhado e rigoroso, o facto de a pontuação mais baixa em 2024 ter sido de três estrelas parece um resultado sólido para todas entidades de segurança rodoviária envolvidas. E reflete o investimento importante levado a cabo pelos construtores para cumprirem com os cada vez mais exigentes padrões, e que por sua vez implica custos mais altos de produção… Não há milagres.