O popular e premiado Yaris, atingiu vendas acumuladas de 10 milhões de unidades, juntando-se ao notável “clube” de modelos Toyota – Corolla, Camry, RAV4, Hilux e Land Cruiser – com produção que ultrapassa os oito dígitos.
A atual geração do Yaris provou ir ao encontro das necessidades dos clientes, com a família Yaris a crescer para incluir o amplamente aclamado desportivo GR Yaris em 2020 e o crossover urbano Yaris Cross em 2021.
Leia também: Alguns dos carros mais carismáticos do século XX
Desde que a primeira geração do Yaris foi lançada em 1999, até o final de fevereiro de 2023, as vendas acumuladas da família Yaris na Europa atingiram 5.155.506 unidades. Em 2022, as vendas da família Yaris representaram mais de um terço das vendas totais da Toyota na Europa com 185.781 Yaris, 156.086 Yaris Cross e 5.392 GR Yaris, representando 8% do total do segmento.
Na Europa, a Toyota Motor Manufacturing France (TMMF) produz o Yaris desde 2001 e o Yaris Cross desde 2021, nesse mesmo ano a Toyota Motor Manufacturing Czech Republic (TMMCZ) em Kolin também iniciou a produção do Yaris para responder à crescente procura pelo modelo na Europa. A produção europeia acumulada da família Yaris atingiu mais de 4,6 milhões até o final de 2022.
Leia também: Toyota inicia a comercialização do Corolla renovado
Como parte integrante da sua missão de fornecer mobilidade atraente e prática para as exigências da vida moderna, o Yaris tem uma história invejável de inovação em segurança, eficiência e desempenho, gerando um fascínio duradouro para os clientes.
A primeira geração do Yaris ganhou o cobiçado título de Carro do Ano em 2000, o primeiro modelo Toyota a receber esse prémio, complementando o Carro Japonês do Ano no mesmo ano concedido ao Toyota Vitz, o nome do modelo no Japão. Todas as gerações subsequentes do Yaris foram pré-selecionadas para Carro do Ano e, em 2021, a atual geração tornou-se no primeiro modelo a alcançar o segundo título de Carro do Ano Europeu no século XXI.