Pelo quinto ano consecutivo, a Toyota mantém-se como maior fabricante de automóveis do mundo. Como se pode imaginar, é preciso mais do que apenas vender o Corolla e o RAV4 para conquistar a coroa de vendas e mantê-la durante tanto tempo contra o Grupo Volkswagen.
A enorme carteira de produtos da marca japonesa inclui alguns modelos muito baratos, como o Corolla Axio sedan e o Corolla Fielder wagon, que custam menos de 10.000 euros à taxa de câmbio. Esses veículos muito económicos vão desaparecer, mas há outro carro disponível por aproximadamente o mesmo dinheiro.
O Toyota Probox é um carro normal, com 4,24 metros de comprimento. Pertence ao segmento dos compactos e é fabricado pela Daihatsu. Existe também uma versão Mazda com o nome Familia Van.
O Probox custa a partir de 1.529.000 ienes (9.700 euros ao câmbio atual). Em termos de espaço e praticidade, é um bom carro para o preço, embora o seu estilo seja reconhecidamente dos anos 1990. Este misto de carrinha e MPV é alimentado por um motor a gasolina de 1,3 litros naturalmente aspirado com apenas 94 CV.
No entanto, a Toyota Japão também vende o Probox com um motor de 1,5 litros ligeiramente mais potente, e pode até optar por uma configuração híbrida económica com tração às quatro rodas. É um automóvel prático que faz o trabalho sem pretender ser mais sofisticado.
Haverá sempre uma procura de transporte básico, e o Probox oferece-o a um custo mínimo. Mesmo a versão mais cara custa 2.057.500 ienes, pouco mais de 13.000 euros.
Enquanto o Probox básico tem ar condicionado, as versões mais “luxuosas” têm controlo automático da temperatura e um banco do condutor aquecido. Outros extras incluem vidros elétricos, rádio e fecho com controlo remoto. Pode ainda obter o pack Toyota Safety Sense com assistência na faixa de rodagem, faróis altos automáticos e outras ajudas à condução.
A modularidade do interior é também um ponto forte. A Probox transforma-se rapidamente de carrinha em carrinha, rebatendo o banco traseiro. O piso plano de carga pode armazenar objetos até 1,80 metros de comprimento atrás dos bancos dianteiros. Além disso, a porta traseira quadrada oferece uma grande área de acesso, facilitando a carga e descarga de objetos volumosos.
Naturalmente, este preço surpreendentemente baixo não seria possível sem uma taxa de câmbio favorável com o iene. A moeda japonesa perdeu muito valor em relação ao euro nos últimos cinco anos.