fbpx




O Toyota RAV4 celebra três décadas desde que revolucionou a indústria automóvel, durante as quais se tornou um ícone dos SUV (sport utility vehicle), evoluindo constantemente para integrar novas tecnologias e antecipar as expectativas dos clientes.

Em março de 1994, o Salão Automóvel de Genebra acolheu o lançamento de um novo e arrojado tipo de veículo: um SUV compacto com tração integral baseado numa carroçaria monocoque. O Toyota RAV4 foi verdadeiramente original, abrindo novos caminhos como um veículo ágil e versátil, concebido para as exigências da vida moderna. O termo SUV era pouco comum na altura, mas desde o início das vendas em maio de 1994, recebeu uma resposta extremamente positiva dos meios de comunicação social e dos clientes.

Ao desenvolverem o primeiro RAV4, os designers seguiram objetivos específicos para se manterem fiéis à visão original, expressa pela primeira vez pelo “concept car” RAV-FOUR no Salão Automóvel de Tóquio de 1989. O novo modelo deveria proporcionar um espaço generoso num design de carroçaria compacto, desportivo e distinto. Este novo tipo de veículo colocava o condutor numa posição mais elevada, permitindo uma maior visibilidade para a estrada, gerando assim uma experiência de condução mais confiante e segura. As fortes capacidades todo-o-terreno devem combinar-se com o desempenho e o conforto em estrada, satisfazendo simultaneamente os mais elevados padrões de segurança e desempenho ambiental. Com base nestes princípios, o RAV4 reinventou-se a si próprio e ao segmento dos SUV recreativos ao longo de cinco gerações até à data, evoluindo constantemente para antecipar as mudanças nos gostos dos clientes.

A inovação tem estado no centro do seu desenvolvimento ao longo das últimas três décadas, realçada pela adoção precoce da eletrificação e motorizações eficientes. Já em 1997, o RAV4 expressou o compromisso da Toyota em explorar novas tecnologias para reduzir o impacto ambiental quando uma versão elétrica a bateria (BEV) foi colocada à venda em mercados selecionados.

Desde então, o RAV4 viu a introdução da tecnologia híbrida (HEV) líder na classe da Toyota no segmento SUV com a terceira geração em 2016, complementando a gama existente de motores eficientes a gasolina e diesel. Um híbrido plug-in (PHEV) entrou na gama em 2020, enfatizando a abordagem multi-tecnológica da Toyota no caminho para a neutralidade carbónica, que se compromete em oferecer uma gama de grupos motopropulsores adequados às necessidades específicas dos clientes, às condições de mercado e às infraestruturas locais.

A eletrificação ajudou a melhorar ainda mais a experiência de condução do RAV4, acrescentando a serenidade calma do híbrido, bem como o desempenho adicional de motores cada vez mais potentes para uma aceleração ainda mais responsiva. Entretanto, através da utilização inovadora de novas plataformas e suspensão, a Toyota criou uma condução mais confiante, estável e gratificante em cada geração.

O progresso ao longo dos últimos 30 anos foi para além da performance e eficiência, melhorando também o carácter prático. A generosa capacidade da bagageira – quando os bancos traseiros estão a ser utilizados ou rebatidos para obter espaço extra – faz do RAV4 um parceiro capaz, enquanto um interior cada vez mais espaçoso e acolhedor, tem sido melhorado a cada geração com os mais recentes sistemas multimédia a bordo.

Mantendo-se fiel à sua arrojada filosofia original e antecipando a evolução das necessidades dos clientes, ao longo dos seus 30 anos, o RAV4 tornou-se um ícone automóvel e uma história de sucesso de vendas em todo o mundo. Foi o SUV mais vendido a nível global em 2018 e 2019 e atingiu o marco global de 14 milhões no final de 2023, dos quais mais de 2,5 milhões na Europa. As motorizações eletrificadas com a tecnologia híbrida da marca (híbridos ou híbridos plug-in) representam agora uns notáveis 91% das vendas do novo RAV4 na Europa, onde os maiores mercados são a França, a Itália, a Polónia, a Espanha e o Reino Unido.

RAV4 em Portugal
Desde o seu lançamento em Portugal já foram vendidas mais de sete mil unidades do icónico SUV. O RAV4 em Portugal é uma forte referência no segmento. Na atual geração, com o lançamento em 2021 da versão Plug-in Hybrid (segundo modelo Toyota depois do Prius) saltou para o topo das vendas do segmento D-SUV híbrido Plug-in, posição que mantém até à atualidade, sendo consecutivamente em 2021/2022 e 2023 o modelo D-SUV plug-in mais vendido em Portugal.

 

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade