O Yaris pode ser um veículo maioritariamente urbano na sua essência, mas o GR Yaris é uma coisa completamente diferente.
Com 300 CV e tração integral, pode continuar a jogar na mesma liga que o maior GR Corolla equipado com o mesmo motor de três cilindros e 1,6 litros. Para o Salão Automóvel de Tóquio de 2025, a Toyota tornou o hot hatch ainda mais quente, colocando um grupo motopropulsor maior atrás dos bancos. Sim, este Yaris tem uma disposição de motor central.
A Toyota instalou um novo motor em vez da “pequena” unidade “G16E-GTS” no GR Yaris, GR Corolla e no Lexus LBX Morizo RR. O “G20E” turboalimentado em fase de desenvolvimento tem quatro cilindros e uma cilindrada de 2,0 litros.
A marca japonesa chama-lhe um grupo motopropulsor “subdesenvolvido”, o que sugere que faz parte da nova família de motores “revolucionária” que a Toyota está a conceber. Não é claro se o GR Yaris M Concept tem tração traseira ou integral.
A lógica diz-nos que é improvável que a Toyota venda um GR Yaris com motor central. O layout faria mais sentido para um carro desportivo dedicado. Afinal de contas, o fabricante japonês tem vindo a dar dicas sobre o regresso do MR2.
Além disso, poderíamos ver o motor noutros automóveis de diversão da marca Gazoo Racing, talvez o renascido Celica de que continuamos a ouvir falar. A marca japonesa comprometeu-se a manter o Supra na linha de produção depois da geração atual se reformar.
Entretanto, a Toyota vai testar o GR Yaris M, inscrevendo este foguetão de bolso na Super Taikyu Series. A máquina de desempenho de tamanho reduzido será “repetidamente conduzida até à falha e depois reparada nas condições extremas das corridas”.