O Salão de Xangai serviu de palco à apresentação do primeiro protótipo elétrico da Toyota desenvolvido de raiz.
Chama-se bZ4X, é um SUV elétrico do tamanho do RAV4 e será lançado em meados do próximo ano. A designação bZ é a nova marca de eletrificação do construtor e tem como base aestratégia de eletrificação “Beyond Zero” cujo plano prevê a aposta em pelo menos 15 modelos totalmente elétricos até 2025, sendo um deles uma pick-up.
Este é o primeiro SUV desta ofensiva e recorre à plataforma e-TNGA desenvolvida em colaboração com a Subaru, que também a vai utilizar num SUV para a sua marca.
Apesar das semelhanças estéticas com o RAV4, o bZ4X surge com uma frente totalmente nova, que abre caminho para a nova família de elétricos.
Em vez da grelha tradicional, há uma grelha hexagonal fechada acompanhada por uma tira preta onde esconde os sensores para a condução autónoma, além de faróis de aspeto afilado em LED, superfícies esculpidas e farolins futuristas unidos por uma tira em LED.
Por dentro, o protótipo aparenta estar próximo do modelo final, com uma consola central ampla, um ecrã central tátil de grandes dimensões (com botões físicos para a climatização logo abaixo) e um painel de instrumentos alinhado com o campo visual do condutor.