fbpx




O SEMA ainda nem sequer arrancou e já a Toyota apresentou o que poderá ser a reedição de um ícone. Um GR86 decorado com as cores clássicas do Celica WRC e equipado com o motor e a transmissão de tração integral de um Corolla GR hot hatch.

Por muito bom que este carro pareça, e já falaremos disso, o coração do projeto é a troca da unidade de tração. E não deve ter sido fácil, porque o GR86 foi concebido em torno de um motor boxer de quatro cilindros montado longitudinalmente que aciona apenas as rodas traseiras e o GR Corolla é um hot hatch com motor transversal que envia potência para as quatro rodas.

Mas a equipa de engenheiros da Toyota conseguiu introduzir o triplo turbo de 1,6 litros do Corolla, apesar de ser consideravelmente mais alto do que o motor Subaru original. Foi necessária uma subestrutura especial, juntamente com muitas modificações para adaptar os cubos do Corolla necessários para encaixar o par de veios de transmissão dianteiros.

Atualmente, o motor está a funcionar com uma afinação de stock do Corolla GR que debita 304 CV) e 370 Nm. Mas a Toyota admite que há margem para melhorar isto com algumas afinações simples. E, embora não afirme que vai aumentar a potência, preparou o 86 para essa eventualidade, atualizando o motor de três cilindros em linha com um intercooler de alto desempenho, um radiador de óleo e uma ECU de competição para controlar a ignição, a alimentação e a potência.

Com uma configuração de transmissão mais próxima da de um antigo Celica GT-Four do que de um GR86 atual, o conceito estava a pedir uma remodelação visual inspirada nas proezas de rali da Toyota nos anos 80 e 90, e foi exatamente isso que aconteceu. A pintura Halo White é contrabalançada por floreios vermelhos e verdes de aspeto clássico que combinam bem com os logótipos modernos da Toyota Gazoo Racing.
Mas são os pormenores que realmente o completam, os guarda-lamas vermelhos, o spoiler traseiro ao estilo do Celica GT-Four e o banco de luzes montado no capot. No interior, o interior despojado inclui bancos de competição e cintos de segurança de seis pontos.

“Fizemos esta construção para os nossos fãs do GR e do Toyota Rally”, disse o chefe de marketing da Toyota, Mike Tripp. “É um carro de fantasia que ganha vida, a nossa forma de celebrar os nossos feitos passados e a possibilidade de o Campeonato do Mundo de Ralis regressar aos Estados Unidos.”
Mas também parece ser mais uma grande dica da Toyota de que o Celica está prestes a regressar.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade