Após meses de especulação e rumores, o novo SUV da Toyota para rivalizar com o Suzuki Jimny Pro está muito perto de chegar ao mercado. O nome oficial do mini Land Cruiser ainda não é conhecido, mas poderá chamar-se Land Cruiser FJ.
A produção vai ter início em novembro na Tailândia e as vendas deverão começar pouco depois, entre o final deste ano e o início de 2025. Como mencionado acima, o chassis será de travessas e longarinas. Utilizará também a plataforma iMV da Hilux Champ, uma versão simplificada da pick-up japonesa.
O design foi antecipado pelo concept car Compact Cruiser EV. A inspiração é nitidamente retro, com linhas retas, uma carroçaria quadrada e cavas das rodas acentuadas.
Em termos de dimensões, o comprimento rondará os 4,5 metros, à semelhança do Corolla Cross, e fala-se de uma distância entre eixos de 2750 mm, contra os 2590 mm do Jimny 5 portas, que é o seu inimigo a abater, como já foi referido.
Sob o capô, os rumores apontam para a adoção de motores de todos os tipos e condições: de combustão, híbridos e até elétricos. Na Europa, os híbridos fariam todo o sentido, uma vez que permitiriam que o carro se qualificasse para a etiqueta Eco.
Teria de ser de tração integral para estar à altura da promessa, e teria também de haver uma variedade de programas de condução, incluindo um ou mais para utilização fora de estrada.