Num ano marcado pela forte queda do mercado automóvel devido à pandemia de COVID-19, os veículos eletrificados da Toyota continuaram a merecer a preferência dos portugueses e as vendas da Toyota em 2020 refletem precisamente isso.
De um total de 6223 viaturas ligeiras de passageiros, a Toyota registou de janeiro a dezembro de 2020, 4168 viaturas com a tecnologia híbrida.
Com um forte peso nas vendas, as viaturas eletrificadas com a tecnologia “Full-Hybrid” representam 67% das vendas totais de ligeiros de passageiros da Toyota em Portugal em 2020.
O campeão de vendas eletrificadas em 2020 foi o Corolla que ultrapassou o crossover C-HR que liderou o caminho em 2019. O Corolla (nas carroçarias Hatchback e Touring Sports e Sedan) foi o modelo híbrido mais vendido da marca com 1548 unidades em 2020, cerca de 91% dos clientes Corolla a optarem pela versão híbrida.
O Presidente e CEO da Toyota Caetano Portugal, SA, afirma mesmo que: “Os híbridos são uma solução amiga do ambiente, com um custo equiparado aos veículos convencionais e que não alteram o estilo de vida dos clientes, uma vez que não necessitam de carregamento externo. O futuro está na massificação da eletrificação, por isso o futuro está nos híbridos.”
Com mais de 20 anos de experiência, a Toyota irá continuar o seu caminho da eletrificação através do aumento da gama alargada de modelos híbridos e responder a grandes desafios da próxima jornada de eletrificação, com a introdução, este ano e no próximo, de mais um modelo SUV híbrido plug-in e um modelo elétrico a baterias e um elétrico a hidrogénio (2ª geração Mirai) que utiliza uma pilha de combustível (Fuel Cell).
São mais de 15 milhões os híbridos vendidos com a tecnologia da Toyota, o que equivale a uma redução de emissões de CO2 de 120 milhões de toneladas a nível mundial. Desde o início das vendas do Prius na Europa, no ano 2000, que a marca tem vindo a aumentar a percentagem de vendas de modelos eletrificados no velho continente.