O Toyota GR86 foi descontinuado há muito tempo na Europa, mas continua à venda noutros mercados menos preocupados com o ambiente. Por exemplo, nos Estados Unidos, a edição limitada Yuzu Edition acaba de ser lançada.
É uma reminiscência do Scion FR-S Release Series 1.0 apresentado há 11 anos no Salão Automóvel de Nova Iorque de 2014. A marca Scion retirou-se apenas dois anos após o lançamento dessa edição especial. Agora, o espírito desse carro de tiragem limitada regressa.
A Yuzu Edition foi desenvolvida a partir da versão premium do GR86, à qual a Toyota adicionou o pacote Performance, que inclui travões Brembo mais potentes e amortecedores Sachs. A um custo adicional, os clientes podem encomendar um subtil kit de carroçaria e um sistema de escape quádruplo.
O motor de 2,4 litros naturalmente aspirado não oferece qualquer potência adicional, pelo que a potência se mantém nos 234 CV e 250 Nm. Esta edição especial do GR86 está disponível com a habitual caixa manual de seis velocidades ou com uma caixa automática com o mesmo número de velocidades e patilhas no volante. Seja qual for a sua escolha, está incluído um diferencial traseiro autoblocante Torsen.
A Toyota equipou o carro desportivo com jantes pretas mate de 18 polegadas para recordar o Scion, enquanto o interior preto é também um aceno para o falecido FR-S, mas com detalhes amarelos em vez de costuras vermelhas.
Leia também: Toyota desenvolve um Corolla GR com mais binário máximo
O coupé de tração traseira mantém o mapeamento revisto do acelerador introduzido no ano passado, facilitando a redução das mudanças de velocidade. A resposta mais direta do acelerador também está no menu, graças às alterações introduzidas no controlo de binário do motor.
Enquanto o Scion FR-S Release Series 1.0 estava limitado a 1.500 unidades, o seu sucessor espiritual é ainda mais exclusivo. A Toyota pretende vender apenas 860 exemplares do GR86 Yuzu Edition. Chegará aos concessionários norte-americanos no outono e o preço será anunciado numa data posterior. Custará mais do que o acabamento Premium de $32.600 (€29.650) em que se baseia e deverá rondar os $35.270 (€32.070) da Hakone Edition.
Será interessante ver se a Toyota vai lançar outra versão especial baseada na série de lançamento 2.0 do Scion FR-S. Esse modelo chegou um ano depois do 1.0 com o acabamento Lunar Storm e uma produção de 1.000 unidades.