A Toyota acaba de apresentar no Salão Automóvel de Xangai a sua nova berlina 100% elétrica, a bZ7, desenvolvida em parceria com a GAC-Toyota para o mercado chinês. O modelo, que chegará às concessionárias ainda este ano, destaca-se por integrar o sistema HarmonyOS da Huawei no seu cockpit digital, marcando mais um passo da aliança entre a gigante japonesa e as tecnológicas chinesas.
Um design futurista (com alguns compromissos)
Com pouco mais de 5 metros de comprimento, a bZ7 mantém a linguagem minimalista da gama bZ, com faróis em forma de “C” e uma frente totalmente fechada, típica dos elétricos. A versão de produção confirmou alguns detalhes já vistos no conceito exibido em 2024, como o LiDAR no tejadilho (que sugere capacidades avançadas de condução autónoma), mas surpreendeu ao trocar os espelhos retrovisores digitais por versões tradicionais – uma decisão provavelmente ligada a regulamentações ou custos.
HarmonyOS: O “Android Auto” da Huawei
A grande novidade é a adopção do sistema da Huawei, que promete:
-Integração perfeita com apps chinesas (WeChat, Alipay, etc.);
-Assistente de voz com IA adaptada ao mandarim;
-Possível sincronização com outros dispositivos HarmonyOS (telemóveis, tablets).
A Toyota não confirmou se o pacote de assistência à condução (ADAS) também será fornecido pela Huawei, mas a parceria sugere que sim.
Motorização? Mistério (mas a BYD pode estar envolvida)
A marca nipónica guardou segredos sobre a mecânica desta sua nova proposta, mas os primeiros rumores apontam para uma possível sinergia com gigante chinês, especulando-se sobre a eventual utilização de baterias e motores da BYD (tal como no bZ3X), autorizando autonomia estimada em 600 km (ciclo CLTC), sendo que a plataforma modular e-TNGA é a mesma usada no bZ4X.
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