fbpx




No início de 2024, a Toyota anunciou o lançamento de uma nova versão denominada GR Sport II, que substituirá a GR Sport (simples).

As diferenças entre as duas não são apenas estéticas, pois há modificações importantes na suspensão (novos amortecedores e barra estabilizadora dianteira), na largura de via dos dois eixos (aumentada em 140 mm à frente e 155 mm atrás) e no sistema de travagem (discos de maior diâmetro à frente e discos atrás; anteriormente eram tambores). O resultado é uma ligeira melhoria do ângulo de ataque (de 28 para 30 graus) e da distância ao solo (mais dois cm).


Em dezembro de 2023, a Toyota anuncia que comercializará uma Hilux com carroçaria de cabina dupla e o motor de 204 CV associado a um sistema de hibridação ligeira de 48V em meados de 2024. Assim, o sistema de hibridização ligeira é composto por um motor elétrico ligado ao motor de combustão através de uma correia e por uma bateria de lítio de 7,4 kg colocada sob os bancos traseiros, que alimenta igualmente a rede de 12 V, uma vez que está equipada com um conversor DC/DC.

As funções do motor elétrico são o arranque do motor de combustão (segundo a Toyota, agora muito mais suave do que nas versões não-hibridizadas), o fornecimento de até 16 CV durante a aceleração (a marca afirma que permite uma aceleração mais suave em terrenos difíceis) e a recuperação de energia durante a desaceleração. Outra particularidade da Hilux com hibridização ligeira é o facto de o ralenti ser reduzido de 720 para 600 rotações por minuto, o que pode ajudar na condução em descidas acentuadas. Tal como nas outras Hilux, a profundidade máxima de passagem é de 700 mm.


As alterações na carroçaria da Hilux 2021 afectam o para-choques dianteiro e a grelha, os faróis e as luzes LED, as jantes e a escolha de cores, incluindo três novas cores: Vermelho Emocional, Azul Escuro e Bronze Óxido Metálico. O habitáculo é minimamente alterado graças a alguns detalhes decorativos, embora a principal novidade seja o novo sistema multimédia com ecrã tátil, que passa a ter um sistema operativo mais ágil e é compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Outros equipamentos disponíveis incluem entrada e arranque sem chave, climatização automática, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e um sistema de som JBL com nove altifalantes.

A Toyota introduziu ainda alterações na direção e na suspensão da Hilux 2021, com novas configurações de amortecedores, molas e casquilhos.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade