fbpx




A Toyota Gazoo Racing inicia uma nova era nas corridas de resistência com o lançamento de seu novo hípercarro eletrificado para Le Mans GR010 HYBRID, que irá competir no WEC (World Endurance Championship) no Campeonato Mundial de Resistência de 2021 da FIA.


Os campeões mundiais em título e vencedores por três vezes das 24h de Le Mans vão defender esses títulos usando uma versão de corrida do próximo hipercarro de estrada, com tecnologia desenvolvida no TS050 Hybrid e em destaque pela nova marca Racing Hybrid.

O GR010 Hybrid é um protótipo desenvolvido ao longo dos últimos 18 meses e fruto da parceria entre os engenheiros da sede da equipa em Colónia, Alemanha, e especialistas na motorização híbrida do centro de tecnologias de eletrificação de Higashi-Fuji, no Japão.

Incorpora uma motorização híbrida de competição com tração às quatro rodas, com motor biturbo V6 de 3,5 litros, que debita 680 cv ao eixo traseiro, combinado com um motor gerador de 272 cv, desenvolvido pela AISIN AW e DENSO, no eixo dianteiro. A potência total combinada é limitada a 500kW (680 CV), o que significa que a eletrónica sofisticada do GR010 Hybrid reduz a potência do motor de acordo com a quantidade de aceleração híbrida que é debitada.

Atualmente em desenvolvimento, o novo protótipo de corrida impressiona pelas proporções e reflete a aparência de sua inspiração, o hipercarro GR Super Sport que fez a sua estreia durante uma demonstração de devolução do troféu cerimonial nas 24 Horas de Le Mans 2020. Para marcar esta nova era para o Toyota Gazoo Racing, uma nova pintura inclui as letras GR para indicar a forte ligação entre os carros de corrida e de estrada.

Pela primeira vez desde o início de seu projeto WEC, a Toyota Gazoo Racing irá participar sem uma unidade motor/gerador traseira (MGU), com o único MGU permitido fica localizado no eixo dianteiro. Isto significa que um motor de arranque teve que ser instalado no GR010 Hybrid bem como, travões traseiros totalmente hidráulicos.
O novo carro apresenta uma aerodinâmica de última geração, otimizada para eficiência e desenvolvida usando um poderoso software de Dinâmica de Fluidos Computacional e testes em túnel de vento.

Os novos regulamentos técnicos permitem apenas um único conjunto de carroçaria homologado, com apenas um dispositivo aerodinâmico ajustável. O GR010 HYBRID irá, portanto, competir com a mesma especificação em circuitos de apoio baixo e alto (downforce), com uma asa traseira ajustável que modifica as características aerodinâmicas.

Pela primeira vez, a classe superior do WEC e Le Mans apresentará um equilíbrio de desempenho, o que significa que os organizadores irão modificar o desempenho de cada carro a cada corrida, regulando o uso de energia e peso, visando o potencial de desempenho idêntico de cada hípercarro de Le Mans. Prevê-se muita competição entre a TOYOTA GAZOO Racing e suas concorrentes de hipercarros: Scuderia Cameron Glickenhaus e ByKolles Racing, bem como a Alpine, que irá também alinhar com o seu carro LMP1.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade