A dupla bZ4X/Solterra não estará sozinha no mercado no âmbito da aliança Toyota/Subaru, uma vez que ambas as empresas estão a trabalhar noutro SUV elétrico para aumentar as respetivas gamas das duas marcas.
Um artigo do Nikkei Asia afirma que os dois fabricantes japoneses vão lançar um segundo modelo conjunto de emissões zero. A produção terá início em janeiro de 2026, embora não exista uma data oficial. Enquanto a Toyota produz o bZ4X e o Solterra na sua fábrica de Aichi, espera-se que o novo modelo, ainda sem nome, saia da linha de montagem da fábrica da Subaru em Yajima, também no Japão.
O novo veículo elétrico não será desenvolvido de raiz, uma vez que irá utilizar componentes dos veículos acima mencionados, o que irá acelerar o desenvolvimento e reduzir os custos. O objetivo é produzir 15.000 a 20.000 unidades por mês. A dupla de veículos elétricos será destinada à América do Norte, Europa e Japão, mas também poderá ser vendida noutros mercados. Não é claro se serão mais baratos do que o bZ4X e o Solterra. De facto, a sua dimensão também é desconhecida.
No início deste ano, a Toyota e a Subaru anunciaram que iriam trabalhar em três outros automóveis elétricos conjuntos, para além do bZ4X/Solterra. Tal como o novo modelo que ambas as marcas irão revelar em 2026, os outros dois também serão SUVs ou crossovers.
Se a produção do novo carro elétrico começar realmente em janeiro de 2026, as apresentações oficiais da Toyota e da Subaru deverão ter lugar no segundo semestre do próximo ano.
Entretanto, os fabricantes continuarão a recorrer, em alternativa, aos motores de combustão. Se bem se lembra, há alguns meses atrás, realizou-se uma conferência conjunta (na qual a Mazda também participou) onde foram anunciados novos e melhorados motores de combustão interna.