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Como já havia anunciado durante o Kenshiki Fórum realizado no passado dia 30 de novembro em Bruxelas, a Toyota voltou a reforçar a aposta em 17 novos modelos elétricos das duas marcas principais do Grupo, Toyota e Lexus.

Grande parte dos novos modelos terão por base a plataforma e-TNGA, a mesma utilizada pelo recém revelado Toyota SUV bZ4X. Para além deste, a marca vai apostar num pequeno crossover urbano da Toyota e num superdesportivo em forma de coupé da Lexus, uma espécie de sucessor do LF-A.

Sobre as novidades elétricas da Toyota, o destaque vai para um crossover do segmento B, de dimensões aproximadas às do Yaris Cross. Para o mercado europeu, esta aposta promete um consumo médio de 12,5 kWh/100 km. Outra confirmação é a de um SUV compacto do segmento C. Será um modelo de aspeto alinhado com o C-HR que se vai posicionar abaixo do bZ4X.

Acima de todos estes lançamentos vai haver aposta num SUV de sete lugares, que não está confirmado para a Europa. A Toyota não se ficou por aqui e mostrou ainda as versões elétricas da pick-up Tundra e de uma reinterpretação do “radical” FJ Cruiser – dupla que deverá ter como alvo principal o mercado norte-americano.

Do lado da Lexus estão prometidas várias surpresas, incluindo a imagem do SUV elétrico RZ, que deverá ser uma continuação do RX. Contudo, a cereja no topo do bolo é mesmo um supercarro que se pretende assumir como o sucessor espiritual do LFA. A marca japonesa vai dizendo que este potencial concorrente do Tesla Roadster terá baterias sólidas, 700 km de autonomia e será capaz de fazer os 0-100 km/h em pouco mais de 2 segundos.

A Toyota/Lexus aumentou o investimento no desenvolvimento de baterias de 3,9 mil milhões para 15,5 mil milhões de euros. O grande objetivo é atingir a neutralidade carbónica até 2035.

 

Ricardo Carvalho

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