fbpx




Com o crescente interesse em camiões pesados elétricos, a Toyota Motor North America (TMNA) e a Hino USA concordaram em desenvolver, em conjunto, um camião elétrico a pilha de combustível (hidrogénio) (FCET) Classe 8 para o mercado norte-americano.

O camião irá aproveitar o recém-desenvolvido chassis da série Hino XL com a comprovada tecnologia de pilha de combustível da Toyota, para oferecer capacidade excecional de transporte com zero emissões. Esta colaboração consolida o esforço existente para desenvolver um FCET de 25 toneladas para o mercado japonês, anunciado no início deste ano.

A chegada do primeiro veículo de demonstração está prevista para o primeiro semestre de 2021.
“Uma versão do Hino série XL movida a pilha de combustível é uma vantagem para os clientes e para a sociedade. Será silencioso, suave e potente enquanto emite apenas água limpa”, disse Tak Yokoo, Engenheiro Executivo Sénior, da Toyota Research and Development. “Os mais de vinte anos de tecnologia de pilha de combustível da Toyota, combinados com a experiência em camiões pesados da Hino irão criar um produto inovador e competente.”

“Alargando a nossa herança de pesados Hino, a tecnologia Toyota Fuel Cell oferece aos nossos clientes um veículo comercialmente viável, de alcance alargado e zero emissões no curto prazo”, disse Glenn Ellis, vice-presidente sénior de experiência do cliente da Hino. “A Hino partilha um foco comum com a Toyota quando se trata de durabilidade, fiabilidade e inovação com o cliente no centro do design, o que torna esta colaboração verdadeiramente vencedora.”

O lançamento do Toyota Mirai em 2014 e o desenvolvimento de veículos a pilha de combustível a hidrogénio zero emissões é parte integrante do Desafio Ambiental Toyota 2050.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade