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O Instituto de Pesquisa da Toyota (TRI) está a desenvolver um novo sistema de segurança automático e vai testá-lo novo novo GR Supra.

Esta versão especial pode equilibrar o controlo muito para além das capacidades dos atuais sistemas de controlo de estabilidade, criando uma “rede de segurança sobre-humana” para situações excepcionais.

O sistema permitirá que os carros realizem manobras evasivas que superam as habilidades de um condutor tradicional, especialmente em situações de baixa aderência.
E, por mais surpreendente que possa parecer, a Toyota quer disponibilizar o software a todos os construtores assim que ele estiver operacional, renunciando ao direito de patenteá-lo.

Um dos aspectos explorados pelo TRI foi colocar o GR Supra em derrapagem de forma autónoma e, em toda a segurança, voltar a colocá-lo na via sem parar.
A instituição parte da premissa de que, ao contrário das crenças populares, derrapar pode ser a melhor maneira de evitar um acidente.

O software adapta as “decisões” do vetor de binário apoiado na travagem para deslizar, estabilizar e desacelerar um carro com segurança, sem as intervenções, bruscas e muitas vezes ineficazes, de sistemas actuais como o ABS ou o ESP.

Analisando as acções que os pilotos profissionais usam para controlar a derrapagem do carro, a Toyota construiu este protótipo GR Supra capaz de deslizar sem intervenção humana.
Com este projeto, o TRI irá aprender com alguns dos pilotos mais qualificados a nível mundial, para desenvolver sofisticados algoritmos de controlo que amplificam as capacidades de condução humana.

Ricardo Carvalho

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