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A Toyota Motor Corporation (Toyota) anunciou, a 26 de fevereiro de 2021, que desenvolveu um novo produto que inclui um sistema de pilha de combustível (FC – Fuel Cell) num módulo compacto com vista à comercialização a partir da primavera de 2021.

O novo módulo será facilmente utilizado por empresas que estão a desenvolver e a fabricar produtos a pilha de combustível (hidrogénio) para uma ampla variedade de aplicações incluindo a mobilidade, de camiões, autocarros, comboios e navios, bem como geradores estacionários (de agora em diante denominados “empresas de produtos FC”).

Com a crescente adoção, nos últimos anos, de várias políticas de utilização de hidrogénio em vários países e regiões, muitas empresas foram entrando no mercado e a necessidade de tecnologias de hidrogénio e pilha de combustível (FC) tem aumentado numa variedade de aplicações.

Além do seu esforço em popularizar os veículos a pilha de combustível (FCEV), a Toyota continuará a fortalecer as suas iniciativas como um fornecedor de sistemas FC para promover a utilização de hidrogénio. Este fortalecimento será através da popularização destes produtos juntamente com várias empresas de produtos FC com o objetivo de reduzir as emissões de CO2 para reduzir o aquecimento global e contribuir para o alcance da neutralidade carbónica.

A Toyota tem tomado várias iniciativas para a criação de uma sociedade de hidrogénio, como a venda do FCEV “Mirai”, do autocarro FCEV “SORA”, e do autocarro da Caetanobus (uma empresa portuguesa do Grupo Salvador Caetano). A Toyota vende sistemas FC para empresas de produtos FC, e permite o uso livre de royalties do seu FCEV – licenças de patentes relacionadas. Através dessas experiências, a empresa percebeu que muitas empresas envolvidas em produtos FC, numa variedade de setores, estão à procura de sistemas FC que possam ser facilmente adaptados aos seus próprios produtos.

Portanto, para atender a essas necessidades, a Toyota desenvolveu um produto que é uma espécie de “caixa de hidrogénio” com o sistema a pilha de combustível da segunda geração do Toyota Mirai, bem como componentes que lidam com o fornecimento de ar, fornecimento de hidrogénio, arrefecimento e controlo de potência, num único módulo compacto. O novo módulo está disponível em quatro modelos – um tipo vertical (Tipo I) e um tipo horizontal (Tipo II), com potência nominal de 60 kW ou 80 kW.

Ricardo Carvalho

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