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Poucos todo-o-terreno são tão icónicos como o Toyota Land Cruiser Série 70 e, durante muitos anos, o clássico veículo de transporte esteve disponível em determinados mercados com um turbodiesel V8 de 4,5 litros.

No entanto, o fim deste motor está próximo, uma vez que o fabricante de automóveis confirmou que será eliminado após a conclusão de todas as encomendas existentes.

Na Austrália, o Land Cruiser Série 70 está disponível desde 1985. Das 346.742 unidades vendidas desde então, 171.010 foram equipadas com motores V8. O atual V8 turbodiesel de 4,5 litros foi lançado em 2007 e desenvolve 202 CV às 3.400 rpm e 428 Nm de binário às 1200 rpm.


Enquanto falava recentemente com membros da imprensa australiana, o vice-presidente de vendas, marketing e operações da Toyota Austrália, Sean Hanley, afirmoy que o motor estava a ser posto de lado”devido a mudanças nos regulamentos” e que a única outra opção era abandonar o modelo completamente, o que não é algo que a empresa estava disposta a fazer.

Hanley confirmou que os últimos modelos da Série 70 com motor V8 serão construídos em setembro de 2024. Dada a extraordinária procura do Land Cruiser clássico, a Toyota deixou de aceitar encomendas de modelos V8 há dois anos e ainda está a trabalhar na carteira de encomendas.
Embora o V8 Série 70 já não esteja disponível, a Toyota continuará a vender o Land Cruiser com o mesmo turbodiesel de 2,8 litros e quatro cilindros com que está disponível desde 2023. Este motor foi emprestado da Hilux e produz 201 CV e disponibiliza 449 Nm, ou seja, mais 20 Nm do que o V8 que “nos deixa”.

Os novos clientes ficarão satisfeitos por saber que, a partir de outubro, este quatro cilindros pode ser acoplado a uma versão modificada da caixa manual de cinco velocidades do antigo V8. A Toyota modificou a primeira, segunda e terceira relações para melhorar o desempenho e instalou uma quinta velocidade mais longa para melhorar a economia de combustível.

Ricardo Carvalho

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