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Toyota cozinha pizzas num forno de pedra alimentado a hidrogénio

Não se esqueça deste dado: 11,52 milhões. Foi este o número de automóveis que a Toyota e as suas várias filiais construíram durante todo o ano de 2023, um ano em que dezenas de novos produtos fizeram a sua estreia comercial.

Apesar de ser o fabricante de automóveis mais ativo do setor, o gigante japonês continua a ter tempo para explorar outros campos. De forma inesperada, construiu o que afirma ser o primeiro forno de pedra a hidrogénio do mundo.
A Toyota associou-se ao fabricante japonês de aparelhos a gás Rinnai para o construir para o Salão da Mobilidade do Japão. O forno de pedra foi utilizado para servir aos visitantes não só pizzas acabadas de cozer, mas também croissants.

E provou ser um sucesso, especialmente entre as crianças presentes. A equipa da Toyota construiu o forno e agora utiliza-o para fazer pizzas e croissants durante o dia de trabalho.
“O hidrogénio tem uma temperatura de combustão elevada. Quando arde, combina-se com o oxigénio para produzir vapor, o que torna os pratos estaladiços no exterior e suculentos no interior. Por exemplo, os cogumelos e os legumes. Enquanto estes ingredientes tendem a secar num churrasco a lenha ou a carvão, o hidrogénio cozinha-os mais rapidamente e mantém o sabor.

Encorajada pelo sucesso obtido com o forno de pedra a hidrogénio, a Toyota começou a construir mais fogões a hidrogénio. Assim nasceu o grelhador a hidrogénio, que foi posteriormente utilizado em várias atividades automóveis apoiadas pela marca. Pouco depois, os trabalhadores da empresa construíram também um “kamado” (uma espécie de forno de churrasco oriental).

Depois da salsicha currywurst da Volkswagen, do mel da Rolls&Royce e dos moinhos de pimenta da Peugeot, surge o forno de pedra movido a hidrogénio da Toyota. É verdade que não se pode comprá-lo, mas da próxima vez que formos a um salão automóvel no Japão, talvez possamos comer uma pizza ou um croissant feitos nele.

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