fbpx




O modelo Corolla nasce no Japão em 1966 e surge do latim “coroa de flores”, com a convicção Toyota de que o modelo irá florescer no mercado. Passados mais de 50 anos o Corolla é o modelo no mundo mais vendido de sempre.

Na Europa, o Corolla foi introduzido em abril de 1967, com vendas em Portugal em 1968. Em 1971 sai, da fábrica de Ovar, a 1ª unidade produzida na Europa. Que em 10 anos de produção nacional acumularia 52.760 unidades. Aliás, até dezembro de 2020, a Toyota já vendeu em Portugal 191.727 unidades do Corolla.

Um dado curioso é que o melhor ano de sempre de vendas foi o ano de 1974, com um total de 10.699 unidades Corolla vendidas nesse ano.

Atualmente o modelo é produzido em 16 fábricas em todo o mundo, e o mercado mundial de automóveis em 2020 continuou a ter no Toyota Corolla como o modelo mais vendido no planeta, com a entrega de 1.134.262 unidades. De acordo com a mesma fonte[iii] o Corolla é o carro mais vendido do mundo desde 2010.

Desde o ano 2002, mais de um milhão de unidades são vendidas anualmente em 150 países. A mais recente geração do Corolla Hatchback e Touring Sports é produzida na fábrica de TMUK no Reino unido.
Sempre fiel ao nome Corolla, a atual décima segunda geração do Corolla baseia-se na lendária qualidade, durabilidade e fiabilidade do modelo original com um design e tecnologia atuais, mantendo-se uma referência em inúmeros mercados, em todo o mundo.

Os 3 tipos de carroçaria da gama atual Corolla estão assentes na Nova Arquitetura Global da Toyota TNGA (Toyota New global Arquitecture) sendo eletrificados com a mais recente tecnologia híbrida da marca, com duas motorizações híbridas 1.8L com 122cv e 2.0L com 180 cv e foi galardoado em Portugal com o prémio Essilor Carro do Ano / Volante de Cristal 2020 e híbrido do ano 2020.

A história do Corolla com mais de 50 anos rege-se pelos princípios da Toyota de melhoria contínua (Kaizen), é reconhecido pela superior qualidade, pela tecnologia, é um símbolo do esforço contínuo da Toyota em superar as expectativas dos clientes sempre com o objetivo de produzir automóveis cada vez melhores.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade