Após anos de rumores persistentes e manchetes especulativas, a Toyota confirmou, finalmente, que a marca Celica está de regresso.
O anúncio foi feito por ninguém menos que o vice-presidente executivo da Toyota, Yuki Nakajima, durante um evento público no Estádio Toyota, em conjunto com o Rally do Japão. A confirmação foi uma espécie de revelação improvisada. Quando o presidente da Toyota, Akio Toyoda, foi questionado diretamente sobre a possibilidade de um novo Celica, esquivou-se de forma divertida, redirecionando a pergunta para Nakajima.
De acordo com a agência japonesa Best Car, Nakajima respondeu: “Para ser honesto, não há qualquer sinal disso neste momento. No entanto, há muitas pessoas na empresa que estão a aguardar ansiosamente o Celica. Por isso… não sei se é correto dizer isto num fórum público, mas estamos a fazer o Celica!”
Embora a declaração de Nakajima parecesse definitiva, Akio Toyoda terá acrescentado uma nota de cautela: “Está tudo bem? Há muitas dificuldades. A Best Car escreveu que a Toyota está a fazer o Celica, mas não devem acreditar nisso”. Sem perder o ritmo, Nakajima recuperou o microfone com um seguimento brincalhão: “Eles não disseram quando será lançado, por isso pode ser no próximo ano”.
O Celica manteve uma presença consistente no alinhamento da Toyota de 1970 a 2006, abrangendo sete gerações. De acordo com rumores não confirmados vindos do Japão, o modelo da oitava geração poderá aparecer já no Salão Automóvel de Tóquio de 2025. No entanto, existe a possibilidade de esta estreia ocorrer sob a forma de um concept car e não de um modelo de produção final.
Curiosamente, a Toyota pode ter dado pistas sobre o regresso do Celica semanas antes desta revelação. Como parte da série de anime GRIP, surgiu um teaser com um quadro em segundo plano, que parecia delinear a futura linha de carros desportivos da Toyota. O quadro apresentava uma lista de actualizações de modelos intrigantes: Supra MK6, Celica MK8, MR2 MK4, GR 86 MK3 e o GR GT3.