A Toyota vai iniciar teste com uma Hilux elétrica em algumas cidades da Tailândia e deverá começar a produzir o modelo ainda este ano com as vendas a arrancarem em 2025.
Em 2022, a marca apresentou um concept totalmente elétrico do modelo que comemorou os 60 anos da presença da marca na Tailândia
Esta semana, Noriaki Yamashita, da Toyota Tailândia, confirmou que uma versão de produção da pick-up elétrica está ao virar da esquina, de acordo com um relatório da Reuters. No entanto, Yamashita não esclareceu onde a Hilux BEV seria fabricada.
Yamashita mencionou que, antes de entrar em produção, a pickup será submetida a testes na cidade turística de Pattaya, localizada no leste da Tailândia. Espera-se que a cidade receba cerca de uma dúzia de veículos já no mês que vem, que serão utilizados como veículos de transporte público no popular destino turístico.
O anúncio da Toyota surge poucos dias depois de o governo tailandês ter anunciado que a sua concorrente, a Isuzu, irá fabricar uma versão a bateria da sua pick-up, a D-MAX, na Tailândia em 2025.
Embora a Tailândia continue a ser um mercado crucial para a Hilux, não é o único significativo. Atualmente, a Toyota detém cerca de 30% do segmento europeu de pick-up. Emmanuel Beaune, chefe da sua divisão de veículos comerciais para o continente europeu, revelou recentemente que o fabricante recebeu pedidos de informação sobre uma pick-up totalmente elétrica.
Como resultado, afirmou que a empresa está a estudar a possibilidade de introduzir uma Hilux elétrica no Velho Continente, mas recusou-se a confirmar que a mesma será lançada.