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O Toyota bZ4X queria ser a resposta da marca ao Tesla Model Y e a uma série de outros SUVs elétricos de tamanho semelhante no mercado, mas nunca decolou da maneira que a marca esperava.

Sem se deixar dissuadir, a Toyota actualizou-o para o ano modelo de 2026 na Europa, e promete ser melhor em todas as áreas. Este novo modelo também estará disponível nos EUA.

As alterações mais significativas dizem respeito à bateria. A novidade na gama bZ4X é uma bateria de 57,7 kWh de nível de entrada. Esta bateria de iões de lítio é a mesma que está disponível no novo C-HR+ e está disponível exclusivamente no modelo básico de tração dianteira. Esta versão tem um motor elétrico de 165 cv (123 kW) e promete uma autonomia WLTP de 276 milhas (445 km).

Foram anunciadas duas outras versões do bZ4X, ambas com uma nova bateria de 73,1 kWh. O menor destes modelos tem 221 CV (165 kW) e pode percorrer 573 km com uma carga, enquanto o modelo principal com tração integral tem 338 CV (252 kW) e uma autonomia de 520 km. Talvez o mais impressionante seja o facto de esta versão necessitar de apenas 5,1 segundos para atingir os 100 km/h – nada mau para um despretensioso SUV da Toyota.

A Toyota afirma que melhorou a densidade energética de ambos os packs e também aumentou o número de células utilizadas em cada um. Foram também introduzidas melhorias nos motores eléctricos, que incluem agora semicondutores de carboneto de silício.

Foram introduzidas várias outras melhorias. Por exemplo, o novo bZ4X vem equipado com pré-condicionamento da bateria que permitirá um carregamento mais eficiente a alta velocidade em condições de frio. O carregador AC de bordo dos modelos topo de gama tem agora 22 kW, em vez de 11 kW, mas a velocidade máxima de carregamento DC continua limitada a 150 kW, o que é menos do que alguns dos concorrentes. O objetivo da Toyota é conseguir uma carga de 10-80% em cerca de 30 minutos. Os compradores também ficarão satisfeitos por saber que a capacidade de reboque do bZ4X duplicou para 1.500 kg.

Poucas alterações foram feitas no exterior do EV, para além de alguns pequenos ajustes para melhorar a aerodinâmica na parte dianteira. Foram efectuadas muitas alterações no habitáculo. As principais atualizações incluem um painel de instrumentos digital simplificado e um novo ecrã de 14 polegadas que elimina os interruptores de controlo da climatização separados do modelo antigo.

Ricardo Carvalho

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