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A Toyota atingiu outro marco a caminho de um futuro de neutralidade carbónica com o lançamento de um protótipo elétrico da Hilux com pilha de combustível a hidrogénio.

A sua estreia é mais uma demonstração do âmbito alargado da estratégia multi-tecnológica da Toyota para alcançar uma mobilidade livre de carbono, aplicando diferentes soluções, desde veículos eletrificados com a tecnologia híbrida, eletrificados com a tecnologia híbrida plug-in, elétricos a bateria e elétricos a pilha de combustível – para responder às diferentes necessidades dos utilizadores, ambientes e necessidades de mobilidade em todo o mundo.

A inovadora pick-up foi revelada na fábrica de veículos da Toyota Manufacturing UK em Derby, Inglaterra, onde foi desenvolvida num projeto conjunto com parceiros de consórcio, apoiado por financiamento do Governo do Reino Unido. A Hilux é um ícone global da marca Toyota com uma grande reputação em termos de fiabilidade e durabilidade excecionais.

O projeto de desenvolvimento procurou que essas qualidades possam ser mantidas ao adotar uma nova motorização elétrica com pilha de combustível a hidrogénio e zero emissões. A nova motorização utiliza elementos centrais do elétrico a hidrogénio que já faz parte da gama Toyota – o Mirai com pilha de combustível – é um sedan cuja tecnologia tem provas dadas em termos de qualidade ao longo dos 10 anos de produção e comercialização. A pilha de combustível não produz emissões, do escape sai água pura.


O hidrogénio é armazenado em três tanques de combustível de alta pressão, dando ao protótipo Hilux uma autonomia esperada de mais de 600 km – significativamente mais do que poderia ser alcançado com um sistema elétrico de bateria. A bateria híbrida, que armazena a eletricidade produzida a bordo pela pilha de combustível, está posicionada no compartimento de carga traseiro, mantendo o espaço no habitáculo.

Ricardo Carvalho

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