A start-up turca Togg apresentou o seu novo fastback T10F, o segundo modelo da sua gama 100% elétrica com a qual pretende estrear-se no mercado alemão já no final de 2024.
Este segundo modelo junta-se ao SUV T10X e vem reforçar a oferta da Togg para que esta coloque em prática o seu plano de expansão europeia. Neste momento, a empresa fundada em 2018 apenas comercializa automóveis no seu mercado interno.
No caso particular do mercado alemão, a Togg pretende dar início às vendas do seu SUV e depois propor o novo fastback agora revelado. A empresa planeia também introduzir os seus modelos noutros mercados europeus, incluindo França, Itália, Países Baixos e Suécia. O seu objetivo é ter 1 milhão de veículos a circular na Europa até 2032.
“O lançamento do T10F assinala um momento decisivo para a Togg, demonstrando o nosso empenho contínuo em transformar o panorama da mobilidade”, afirmou o CEO da empresa, Gurcan Karakas, em comunicado.
Ambos os modelos são fabricados com base na plataforma de segmento C da Togg. O T10F contará com três variantes – duas de tração traseira e uma de tração integral. Os modelos com tração traseira proporcionam uma autonomia de 350 ou 600 quilómetros, enquanto a autonomia do modelo com tração integral é de 530 km (valores de testes efetuados pela marca com base nas normas WLTP).
A versão AWD está equipada com dois motores e produz 320 kW de potência – cerca de 435 cavalos – acelerando de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. Já as versões RWD, equipadas com um motor elétrico, dispõem de 160 kW/217 cv de potência.
Todas as variantes têm um coeficiente aerodinâmico inferior a 0,23. Os modelos RWD serão comercializados com uma bateria de 52,4 ou 88,5 kWh. A versão AWD também está equipada com a bateria de maior capacidade.
A Togg não divulgou os preços do T10F, mas espera-se que estejam alinhados com os do SUV, que começam em cerca de 45.000 euros para o modelo base e sobem para os 57.320 euros para a versão de longo alcance.