Todos temos uma estrada preferida. E até uma que gostamos menos.
Depois temos as outras. Aquelas que fazem parte do nosso quotidiano. Que nos levam até ao local de trabalho, a visitar a família ou ao próximo local de diversão ou lazer.
Na realidade, as estradas fazem parte integrante da nossa vida.
De tal forma vivemos nelas que, por vezes, de forma metafórica, olhamos para o nosso percurso na vida como uma longa estrada que vamos percorrendo. E nela vivemos momentos de felicidade ou de tristeza – curvas e contra-curvas – com sucessos e frustrações – subidas e descidas – com momentos que passam rápido – retas – ou outros mais contemplativos – paisagens.
As estradas são assim…e mesmo que pela sua presença constante, quase banal, nos esqueçamos da sua existência, aí estão elas para cumprir a sua função. São o chão que nos conduz.
Mas com um pormenor que não podemos nunca esquecer: é um chão que não é só nosso! É de todos os que o utilizam, ainda que cada um à sua maneira, para o mesmo objectivo que nós. Nós vivemos na estrada. Na da vida e nas outras que nos levam onde queremos.
Por isso, vamos viver na estrada!
VAMOS VIVER NA ESTRADA by SEGURO DIRECTO O PROJECTO
As revista Motos e Carros em parceria com a Seguro Directo, marca do Grupo Ageas Portugal, uniram-se para levar a cabo a acção cujo mote é: Vamos Viver Na Estrada by Seguro Directo.
O objectivo é promover ao longo de um ano um conjunto de iniciativas que nos façam refletir sobre a forma como estamos na estrada, como nela vivemos, como aí interagimos com os outros, como dela usufruímos.
Não vamos fugir à questão essencial: a sinistralidade excessiva (e que não dá sinais de redução).
Por isso queremos levantar questões:
– que comportamentos adotamos quando conduzimos?
– como percecionamos os comportamentos dos outros?
– estão as estradas que temos adequadas à utilização que delas fazemos?
– será que todos, desde o Estado ao cidadão, estão a fazer o necessário?
– a conjugação de estratégias de prevenção e repressão da sinistralidade é adequada?
– porque outros obtém melhores resultados que nós?
A apadrinhar esta iniciativa, estará também a Associação Salvador, fundada em 2003, por Salvador Mendes de Almeida, que tem vindo a desenvolver projetos diferentes e ambiciosos, com excelentes resultados e um demonstrado impacto na melhoria e na integração e qualidade de vida de inúmeras pessoas com deficiência. Muitas delas, tal como o seu fundador, vítimas de um acidente rodoviário.
No fundo, com esta ação anual, queremos identificar causas, conhecer as consequências e propor soluções.
Nas revistas Motos e Carros teremos artigos regulares sobre o tema da Segurança Rodoviária. Nos websites revistamotos.pt e revistacarros.pt publicaremos noticias, dicas e opiniões. Estaremos onde os motociclistas/automobilistas estiverem e vamos querer saber o que pensam.
No final, será realizado um forum público para que todos possam conhecer o trabalho realizado e participar no que queremos venha a ser o futuro: Vamos Viver Na Estrada by Seguro Directo!