Revistacarros

TME instala turbina eólica e painéis solares na sede da marca em Bruxelas

Como parte integrante das atividades ambientais, na transição para energias renováveis, a Toyota Motor Europe (TME) investiu em duas novas tecnologias para gerar eletricidade limpa dentro do perímetro da sua sede em Bruxelas.

Recorrendo a tecnologia de ponta, a marca instalou recentemente uma turbina eólica próximo do edifício principal e colocou no mesmo perímetro 1400 painéis solares no telhado do Centro de Após-venda Toyota.

A TME é a primeira empresa na área de Bruxelas a instalar uma turbina eólica em propriedade privada. Este aerogerador apresenta uma capacidade total de 10 kW, podendo gerar até 24 MWh por ano. O design avançado da turbina eólica incorpora asas verticais, o que lhe permite aproveitar o vento de forma eficiente em várias direções e possui um acabamento inovador de “coruja” para reduzir o ruído. Com apenas 23 metros de altura, evita qualquer risco de interferência com o aeroporto de Zaventem, que se encontra nas proximidades.

O aproveitamento da energia eólica é apenas uma parte do plano da TME – o fornecimento de eletricidade renovável é impulsionado pela instalação de 1400 painéis fotovoltaicos capazes de gerar uma potência máxima de 460 kWp. Espera-se que estes painéis solares produzam 360 MWh por ano.

A energia limpa está no topo da agenda europeia da Toyota há vários anos, resultando em eletricidade 100% renovável para todas as operações europeias em 2019. As duas novas instalações em Bruxelas estão alinhadas com a estratégia da empresa em aumentar a sua própria produção de eletricidade renovável nas instalações da Toyota, após investimentos semelhantes noutros locais europeus (painéis solares com uma extensão de 80,000m² na fábrica TPCE em 2010, painéis solares com uma extensão de 90,000m² em TMUK em 2011, parede solar com 400m² em TMMF em 2011, 2 moinhos de vento Zeebrugge em 2013 e painéis solares no centro logístico da Toyota Madrid).

Nos últimos 5 anos, as instalações da TME implementaram um programa abrangente de melhoria da sua eficiência energética, incluindo a instalação de iluminação LED, renovação de sistemas de ar condicionado e um novo sistema de gestão de edifícios. Estas medidas resultaram numa redução geral do consumo de eletricidade em 35%, ou seja, de 5 GWh para 3,3 GWh por ano. Graças às iniciativas mais recentes, a TME poderá gerar mais de 10% do seu consumo anual de eletricidade nas suas próprias instalações.

Exit mobile version