Apesar da sua juventude, a marca chinesa XPeng é já uma das referências mundiais em matéria de eletrificação. Agora os seus automóveis chegaram a Portugal e o seu topo de gama, o G9, é a melhor carta de apresentação para deixar claro que este lançamento é para levar muito a sério.
De todas as marcas chinesas que desembarcaram na Europa nos últimos meses, e são muitas, há uma que os construtores tradicionais deveriam seguir com especial atenção: a XPeng. Apesar da sua juventude (foi fundada em 2014), conta já com mais de 13.000 trabalhadores, está presente em 60 países, tem um importante acordo de colaboração com o Grupo Volkswagen e, em breve, fará algo que nenhuma outra fez para deixar claro que veio para triunfar: vender carros voadores já completamente desenvolvidos e que funcionam (na verdade, são eVTOL, ou seja, aviões elétricos de descolagem e aterragem vertical).
Adeus preconceitos
Até a XPeng sabe que isto é complicado, porém joga com várias cartas seu favor. Na era da eletrificação, as marcas chinesas estão a liderar o caminho; este G9 é um exemplo de como as coisas podem ser bem-feitas.
Leia também: Xpeng entrega 10 mil veículos na Europa
De facto, não é necessário optar pela versão XPeng G9 AWD Performance topo de gama, que combina uma autonomia de 520 km, uma potência de 551 CV e prestações mais próximas de um superdesportivo do que de um “gigante” SUV com mais de 2.300 kg: a versão ensaiada tem tudo para colocar em respeito os citados adversários. Mais, face ao competitivo preço de 77.690 € e a tudo aquilo que contempla, o melhor será ponderar e acabar por pensar nesta opção.
O que poderá não convencer toda a gente de igual modo é a quantidade de tecnologia a bordo: há tanta que pode “aborrecer” os mais tradicionalistas. Em contrapartida, conquistará rapidamente os mais tecnológicos. Quase não existem botões físicos porque há três ecrãs dispostos horizontalmente, cobrindo todo o tablier, para controlar absolutamente tudo. O mais pequeno funciona como um painel de instrumentos digital e mostra de forma clara todas as informações necessárias para a condução. Ao seu lado, um ecrã central a partir do qual se gere tudo o que se possa imaginar, incluindo um sistema multimédia rápido e perfeitamente conectado, embora não seja tão intuitivo e exija algum tempo para nos habituarmos aos menus e submenus. O terceiro ecrã tem dimensões idênticas ao anterior e está situado em frente ao banco do passageiro; serve para entreter o “pendura”, por exemplo, vendo a sua série favorita da Netflix, e como não é visível do banco do condutor com o carro em movimento (tem uma função de privacidade), não há risco de distração.
Rápido e eficiente
O equipamento tecnológico é completado por uma “bateria” de ajudas à condução que funcionam realmente bem com base, entre outros, num conjunto de câmaras que permitem monitorizar cada milímetro do exterior e com algo que facilita muito a vida num carro elétrico: carregamento ultrarrápido com uma potência máxima de 300 kW.
Texto Álvaro Ruiz
Fotos Paulo Calisto
Neste segmento, os preconceitos são ainda maiores e é difícil escolher uma marca chinesa em detrimento de uma tradicional, mas este XPeng G9 tem tudo o que é necessário para olhar os seus concorrentes de frente e colocá-los em respeito.
FICHA TÉCNICA
XPENG G9 4WD PERFORMANCE
TIPO DE MOTOR Síncronos de ímanes permanentes, dianteiro e traseiro
POTÊNCIA 551 CV (405 kW)
BINÁRIO MÁXIMO 717 Nm
TRANSMISSÃO Integral, caixa de relação única
BATERIA Iões de lítio, 98 kWh (93,1 kWh úteis)
AUTONOMIA (WLTP) 520 km
TEMPO DE CARGA 11h a 11 kW CA (5-100%)
20 min. a 300 kW CC (10-80%)
VELOCIDADE MÁXIMA 200 km/h
ACELERAÇÃO 3,9 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 21,3 kWh/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 0 g/km
DIMENSÕES (C/L/A) 4.891 / 1.937 / 1.670 mm
PNEUS 275/35 R21
PESO 2.340 kg
BAGAGEIRA 660-1.576 l (+71 l à frente)
PREÇO 77.690 €
GAMA DESDE 62.790 €
I.CIRCULAÇÃO (IUC) 0 €
LANÇAMENTO Outubro de 2024