Apesar da sua juventude, a marca chinesa XPeng é já uma das referências mundiais em matéria de eletrificação. Agora os seus automóveis chegaram a Portugal e o seu topo de gama, o G9, é a melhor carta de apresentação para deixar claro que este lançamento é para levar muito a sério.
De todas as marcas chinesas que desembarcaram na Europa nos últimos meses, e são muitas, há uma que os construtores tradicionais deveriam seguir com especial atenção: a XPeng. Apesar da sua juventude (foi fundada em 2014), conta já com mais de 13.000 trabalhadores, está presente em 60 países, tem um importante acordo de colaboração com o Grupo Volkswagen e, em breve, fará algo que nenhuma outra fez para deixar claro que veio para triunfar: vender carros voadores já completamente desenvolvidos e que funcionam (na verdade, são eVTOL, ou seja, aviões elétricos de descolagem e aterragem vertical).
Mas, antes de tudo isso, o seu objetivo passa por conquistar a Europa. Depois de uma tímida incursão no Velho Continente através dos países nórdicos, a marca de Guanzhou decidiu expandir-se para chegar aos restantes territórios e, claro, Portugal faz parte do plano: aqui já é possível comprar os seus automóveis em dois concessionários, um no Porto e outro em Lisboa. Atualmente, o catálogo da marca é composto por três modelos: XPeng G6, um SUV de tamanho médio tipo Tesla Model Y, XPeng P7, um sedan desportivo que rivaliza com o Tesla Model S, e o G9, o “nosso” modelo, SUV de dimensões generosas e, como referimos, o topo de gama da marca.
Com 4,89 metros de comprimento e uma abordagem muito orientada para o luxo, este SUV está ao nível dos BMW iX, de um Mercedes-Benz EQE SUV e Polestar 3, mas com um preço muito mais ajustado do que os seus rivais. É um dos trunfos na manga do construtor: oferecer o mesmo, ou até mais, por menos dinheiro. Desta forma, pretende lutar contra os preconceitos e levar os compradores europeus a optarem por uma marca de um gigante asiático, até agora desconhecida e, portanto, com tudo a provar, em detrimento das alternativas clássicas.
Adeus preconceitos
Até a XPeng sabe que isto é complicado, porém joga com várias cartas seu favor. Na era da eletrificação, as marcas chinesas estão a liderar o caminho; este G9 é um exemplo de como as coisas podem ser bem-feitas.
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De facto, não é necessário optar pela versão XPeng G9 AWD Performance topo de gama, que combina uma autonomia de 520 km, uma potência de 551 CV e prestações mais próximas de um superdesportivo do que de um “gigante” SUV com mais de 2.300 kg: a versão ensaiada tem tudo para colocar em respeito os citados adversários. Mais, face ao competitivo preço de 77.690 € e a tudo aquilo que contempla, o melhor será ponderar e acabar por pensar nesta opção.
Para encontrar uma alternativa equivalente (em potência, autonomia e equipamento) na gama do Mercedes-Benz EQE SUV terá de subir, no mínimo, aos 87.050 € que custa o EQE 350+ (292 CV), que não fica nem perto do nível de potência do G9. Em autonomia já rivaliza. É uma diferença muito notória e seria de esperar que fosse percetível, mas não é.
Para além de um exterior que segue os cânones atuais em termos de design, com elementos como os puxadores retráteis das portas ou as faixas LED que percorrem horizontalmente a frente e a traseira, o interior do G9 transmite qualidade desde o primeiro momento, tanto ao olhar como ao toque. A XPeng está consciente de que o seu topo de gama é o cartão-de-visita da marca no nosso mercado, por isso esmerou-se. Como a qualidade do interior é um dos aspetos que os compradores europeus mais valorizam, especialmente neste segmento, a marca fez tudo o que estava ao seu alcance. O resultado é um habitáculo onde os acabamentos são irrepreensíveis, os materiais são de topo e o espaço, extraordinário.
O que poderá não convencer toda a gente de igual modo é a quantidade de tecnologia a bordo: há tanta que pode “aborrecer” os mais tradicionalistas. Em contrapartida, conquistará rapidamente os mais tecnológicos. Quase não existem botões físicos porque há três ecrãs dispostos horizontalmente, cobrindo todo o tablier, para controlar absolutamente tudo. O mais pequeno funciona como um painel de instrumentos digital e mostra de forma clara todas as informações necessárias para a condução. Ao seu lado, um ecrã central a partir do qual se gere tudo o que se possa imaginar, incluindo um sistema multimédia rápido e perfeitamente conectado, embora não seja tão intuitivo e exija algum tempo para nos habituarmos aos menus e submenus. O terceiro ecrã tem dimensões idênticas ao anterior e está situado em frente ao banco do passageiro; serve para entreter o “pendura”, por exemplo, vendo a sua série favorita da Netflix, e como não é visível do banco do condutor com o carro em movimento (tem uma função de privacidade), não há risco de distração.
Rápido e eficiente
O equipamento tecnológico é completado por uma “bateria” de ajudas à condução que funcionam realmente bem com base, entre outros, num conjunto de câmaras que permitem monitorizar cada milímetro do exterior e com algo que facilita muito a vida num carro elétrico: carregamento ultrarrápido com uma potência máxima de 300 kW.
Precisamente, o G9 AWD Performance é alimentado por uma enorme bateria de 93,1 kWh de capacidade útil que lhe confere uma autonomia homologada de 520 km. É suficiente para viajar porque também é eficiente em termos de consumo (gasta cerca de 19 kWh/100 km), pelo que pode percorrer até 500 km reais com uma única carga. Claro que para se viajar de forma mais cómoda, exige carregamento rápido. Pois bem, aqui é possível recuperar 10-80% da bateria em apenas 20 minutos, desde que o carregador o autorize. Não é algo que muitos elétricos se possam dar ao luxo de fazer, mas voltamos ao mesmo: a China está um passo à frente no campo da eletrificação e este XPeng, que além de eficiente é extremamente confortável e muito competente com os seus 551 CV, é o exemplo perfeito disso.
Texto Álvaro Ruiz
Fotos Paulo Calisto
CONCLUSÃO
Neste segmento, os preconceitos são ainda maiores e é difícil escolher uma marca chinesa em detrimento de uma tradicional, mas este XPeng G9 tem tudo o que é necessário para olhar os seus concorrentes de frente e colocá-los em respeito.
FICHA TÉCNICA
XPENG G9 4WD PERFORMANCE
TIPO DE MOTOR Síncronos de ímanes permanentes, dianteiro e traseiro
POTÊNCIA 551 CV (405 kW)
BINÁRIO MÁXIMO 717 Nm
TRANSMISSÃO Integral, caixa de relação única
BATERIA Iões de lítio, 98 kWh (93,1 kWh úteis)
AUTONOMIA (WLTP) 520 km
TEMPO DE CARGA 11h a 11 kW CA (5-100%)
20 min. a 300 kW CC (10-80%)
VELOCIDADE MÁXIMA 200 km/h
ACELERAÇÃO 3,9 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 21,3 kWh/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 0 g/km
DIMENSÕES (C/L/A) 4.891 / 1.937 / 1.670 mm
PNEUS 275/35 R21
PESO 2.340 kg
BAGAGEIRA 660-1.576 l (+71 l à frente)
PREÇO 77.690 €
GAMA DESDE 62.790 €
I.CIRCULAÇÃO (IUC) 0 €
LANÇAMENTO Outubro de 2024