O VW Touareg passou por uma atualização e surge com gama simplificada, baseada em duas versões híbridas de bateria recarregável. Testámos a versão menos potente, equipada com V6 a gasolina associado a um motor elétrico: 380 CV à disposição!
O Touareg, comercialmente, soma e segue, resistindo bem à erosão do tempo. Cerca de cinco anos depois do lançamento da terceira geração, o SUV topo da gama da VW continua a diferenciar-se pela qualidade e credenciais dinâmicas, por combinar ótimos níveis de conforto e uma aptidão para o fora de estrada que não encontramos em muitos dos rivais diretos. Ainda assim, para manter-se competitivo, o modelo foi alvo da modernização de meio de ciclo.
Esteticamente, o renovado Touareg apresenta, à frente, grelha, faróis e capô redesenhados, enquanto na traseira a mudança mais importante encontra-se na linha horizontal em LED a toda a largura do automóvel, no meio da qual surge o emblema da marca iluminado a vermelho.
VERDADEIRO TOPO DE GAMA
Quando entramos no habitáculo, percebemos de imediato a qualidade elevada, tanto na construção, como nos materiais, como seria de esperar num SUV de luxo, assim como o enorme cuidado que a marca alemã teve em proporcionar elevados níveis de conforto aos passageiros – à semelhança, aliás, das outras gerações do modelo.
É muito fácil encontrar a melhor posição de condução graças aos bancos dianteiros ajustáveis eletricamente e ao suporte lombar regulável. A posição é elevada, o que, combinado com a vasta superfície vidrada, garante visibilidade em todas as direções.
À frente do condutor encontra-se o novo Innovision Cockpit, que combina o ecrã tátil do sistema de multimédia com 15” (agora com maior número de atalhos virtuais e mais intuitivo) e um painel de instrumentos digital de 12“ de muito fácil leitura e altamente personalizável.
Nos lugares traseiros, três passageiros usufruem de bastante espaço em todas as direções, beneficiando de ajuste individual das costas dos bancos e longitudinal do assento, que permite «jogar» entre carga na bagageira ou comprimento para as pernas dos passageiros. Há um pequeno ressalto no chão à frente do passageiro do meio, mas não é exagerado.
Além disto, o Touareg oferece 665 litros de bagageira e a possibilidade de rebater os bancos traseiros na proporção 40:20:40, numa operação executável a partir de mala. A fechar o capítulo da funcionalidade, acrescente-se o funcionamento elétrico do portão traseiro (incluindo a chapeleira) e a capacidade de ajustar a altura do plano de carga, cortesia da suspensão pneumática.
DESEMPENHO CONVINCENTE
No que toca às prestações e ao desempenho dinâmico, o SUV da VW prima por uma experiência de condução versátil. A tecnologia de compensação ativa de rolamento da carroçaria, baseada em barras estabilizadoras com regulação eletromecânica, ajuda a otimizar maneabilidade e dinamismo a todas as velocidades. Depois, com tração integral, altura ao solo até 258 mm (a passagem a vau é de 500 mm!) e modos de condução que variam entre Eco, Comfort, Normal, Sport, Individual, Offroad e Snow, o Touareg adapta-se facilmente às diferentes condições da estrada, sentindo-se à vontade tanto em asfalto como em pisos de terra batida, longas retas ou traçados sinuosos. A suspensão pneumática proporciona muito bom equilíbrio entre conforto e estabilidade/agilidade, mesmo em terrenos irregulares, enquanto a tração integral permanente garante condução sem sustos.
Seguindo esta tendência, nas prestações o Touareg também não dececiona. Com 380 CV e 450 Nm resultantes da combinação de propulsor a gasolina e motor elétrico, o utilizador tem debaixo do pé direito recurso de luxo para cumprir o registo 0-100 km/h em impressionantes 5,9 segundos e recuperar de forma lesta. A caixa automática, suave e sem grandes hiatos, ajuda na desenvoltura. A velocidade máxima está limitada eletronicamente a 250 km/h.
EMPURRÃO ELÉTRICO
A VW anuncia um muito otimista valor médio de consumo: 2,1 l/100 km. Ora, isso é inexequível no mundo real, sendo muito mais realista pensarmos num registo em torno dos 8,5 l/100 km em condução normal, sem preocupações com poupanças. Com um pouco mais de tato no acelerador, a cifra poderá descer até aos 7 l/100 km. Um bom valor acrescentado é a possibilidade de percorrer 51 km em modo totalmente elétrico, embora esta autonomia possa já pecar por escassa, quando há rivais a fazer quase o dobro em modo EV. Mais, se tivermos em conta que a velocidade máxima de carregamento da bateria é de apenas 7,4 kW, são precisas cerca de duas horas e meia para alcançar os 100%.
Texto Vítor Mendes
Fotos Paulo Calisto
CONCLUSÃO
O mais exclusivo da muito expandida gama SUV da VW viu o seu comportamento dentro e fora de estrada melhorado. Também ficou mais refinado, exibindo uma qualidade de construção e materiais/acabamentos apenas comuns no segmento premium. Pena que a vertente elétrica desta versão e-Hybrid deixe a desejar, com números “curtos” para a autonomia. Ainda assim, excelente combinação entre espaço, conforto, dinâmica, prestações e tecnologia de ponta. Convence plenamente como carro de família – ainda que lhe falte uma terceira fila de bancos.
FICHA TÉCNICA
VOLKSWAGEN TOUAREG 3.0 TSI 380 CV V6 E-HYBRID
TIPO DE MOTOR Gasolina, 6 cilindros em linha, turbo
CILINDRADA 2.995 cm3
POTÊNCIA 380 CV entre as 5.200 e as 6.400 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 450 Nm entre as 1.340 e 5.300 rpm
TRANSMISSÃO Caixa automática de 8 velocidades
SISTEMA ELÉTRICO
TIPO DE MOTOR Síncrono de íman permanente, dianteiro
POTÊNCIA 136 CV
BINÁRIO 370 Nm
BATERIA Iões de lítio, 17,9 kWh (14,3 úteis)
AUTONOMIA (WLTP) 51 km
SISTEMA HÍBRIDO
TIPO DE MOTOR Gasolina-elétrico, PHEV
POTÊNCIA (TOTAL) 380 CV
BINÁRIO (TOTAL) 450 Nm
VELOCIDADE MÁXIMA 250 km/h
ACELERAÇÃO 5,9 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 2,1 l/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 48 g/km (misto)
DIMENSÕES (C/L/A) 4.902 / 1.984 / 1.705 mm
PNEUS 285/40 R21 (fre.)
285/40 R21 (tras.)
PESO 2.537 kg
BAGAGEIRA 655-1.800 l
PREÇO 88.764 €
GAMA DESDE 87.461 €
I.CIRCULAÇÃO (IUC) 576,14 €
LANÇAMENTO Janeiro de 2024