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Teste – VW Arteon Shooting Brake 1.4 TSI Plug-in Hybrid – A eficiência do estilo

Com o restyling do Arteon em 2020, a Volkswagen lançou uma apelativa versão carrinha em formato shooting brake, que chega agora ao mercado dotada de uma opção híbrida plug-in mais eficiente e com uma autonomia elétrica muito competente.

A família de híbridos plug-in da Volkswagen ganha mais um membro com a chegada do Arteon Shooting Brake e-Hybrid. Esta carrinha é lançada no mercado nacional com o restyling imposto ao modelo em 2020, e a versão eletrificada assume-se como mais uma opção a ter em conta, mais até pela sua estética apelativa que não deixa ninguém indiferente.

Parceria reconhecida

Assim, o Arteon SB eHybrid ganha vida graças a uma cadeia cinemática que combina um bloco a gasolina 1.4 TSI de 156 CV com um motor elétrico de 85 kW (115 CV) para despoletar uma potência combinada de 218 CV e 400 Nm de binário (a mesma combinação utilizada pelo Skoda Superb iV). Os dois motores são geridos e equilibrados por uma caixa automática DSG de dupla embraiagem e seis relações, que transmite toda a força e potência para o eixo dianteiro. Com esta configuração mecânica, a shooting brake de Wolfsburgo anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 7,8 segundos e atinge os 222 km/h de velocidade máxima. Só com o motor elétrico alcança os 130 km/h.
Com o mesmo comprimento da berlina (4,87 metros), mas com mais 15 mm de altura, esta inédita declinação familiar tem como foco um público que privilegia o sentido prático sem deixar de lado o fator estético mais emocional e que atualmente tem pouco por onde escolher: Mercedes-Benz CLA Shooting Brake (mais pequeno e menos espaçoso) ou Peugeot 508 SW.


Uma vez no habitáculo, mostra várias melhorias no tablier e no funcionamento de alguns comandos. O volante é capacitivo e tem novo equipamento multimédia Discover Media com ecrã de 8″, enquanto na base da consola encontramos um carregador de indução para smartphones. A Arteon SB e-Hybrid é espaçosa, mas o ideal será viajar com quatro ocupantes, na medida em quem se senta no banco central traseiro acaba por ter algumas limitações de conforto, sobretudo ao nível da área para as pernas, fruto do pronunciado túnel central. Além disso, e devido ao sistema híbrido, a bagageira, que oscila entre os 455 e os 1.497 litros, é bem mais reduzida que a da versão só com motor de combustão (565 litros).

Funcionamento equilibrado

Uma vez em estrada, o Arteon Shooting Brake revela-se um excelente automóvel. Sólido, robusto, com um pisar suave e confortável (esta é a versão Elegance), e que envolve todos os ocupantes num ambiente de qualidade, que não falta na montagem, nos materiais e na forma como rola.
Mas, estes 218 CV são capazes de muito mais. Para imprimir uma condução um pouco mais desportiva é necessário acionar o modo Sport do Drive Mode, que engloba ainda as clássicas opções Eco, Comfort, Normal e Individual e que afetam a suspensão (três níveis de firmeza), direção (dois graus de precisão) e ESP (adaptativo com quatro modos de atuação). Depois há o modo GTE, uma espécie de “boost” elétrico que coloca a “carne toda no assador”. Ou seja, a potência dos dois motores é combinada, assegurando, momentaneamente, potência e binário máximos. É o chamado momento “boost”, quando o motor elétrico funciona em combinação com o motor TSI de injeção direta a gasolina. Até o som do propulsor se torna mais encorpado e o Arteon ganha um novo fôlego.

A Volkswagen afirma que o Arteon Shooting Brake consegue fazer 57 km em modo totalmente elétrico (entra no segundo escalão da tributação autónoma) e para tal existe outro botão junto do comando da caixa para alternar entre modo 100% elétrico ou híbrido. Quanto ao consumo, depende muito da carga da bateria e do tipo de percurso. Durante o teste, fizemos cerca de 100 quilómetros em modo híbrido com um consumo final de 1,6 l/100 km. Depois de a carregarmos com apenas um terço da carga e percorrer alguns quilómetros por estrada e cidade durante quase quatro horas de condução, terminámos com 3,5 l/100 km e um consumo de elétrico de 7,8 kWh. Sem carga e só com o motor a gasolina a funcionar, a média rondou os 7,2 l/100 km, sempre com um ritmo tranquilo e sem acionar o modo Sport. Custa pouco mais de 53 mil euros, um valor que pode ser considerado elevado para um VW, todavia este não é um VW qualquer…

Texto: Ricardo Carvalho
Fotos Paulo Calisto

CONCLUSÃO
É uma carrinha Volkswagen e só isso já diz muito. Completa, equilibrada, robusta e com um nível de qualidade muito competente, tem na opção híbrida aquela que se adapta melhor às recentes tendências do mercado atual. Espaçosa e apelativa, conta nesta versão Elegance com uma lista de equipamento bem apetrechado, no entanto, o preço pode ser considerado elevado.

FICHA TÉCNICA

VW ARTEON SHOOTING BRAKE 1.4 TSI PLUG-IN HYBRID ELEGANCE

TIPO DE MOTOR                     Gasolina, 4 cilindros em linha, turbo

CILINDRADA                           1395 cm3

POTENCIA                               156 CV entre as 5.000 e as 6.000 rpm

BINÁRIO MÁXIMO                  250 Nm entre as 1.500 e as 3.500 rpm
TRANSMISSÃO                       Dianteira, caixa auto. 6 vel (dupla embraiagem)

SISTEMA ELÉTRICO
POTÊNCIA                               116 CV (85 kWh) às 2500 rpm

BINÁRIO                                  330 Nm
BATERIA                                 Iões de lítio, central traseira, 13 kWh

AUTONOMIA                          57 km

SISTEMA HÍBRIDO

POTÊNCIA TOTAL                   218 CV
BINÁRIO TOTAL                      400 Nm

VEL. MÁXIMA 222 km/h

ACELERAÇÃO                         7,8 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                 1,3 l/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)           31 g/km

DIMENSÕES (C/L/A)               4.866 / 1.871 / 1.462 mm

PNEUS                                    245/45 R18

PESO                                       1.809 kg

BAGAGEIRA                           455-1.497 l

PREÇO                                    53.440 €

GAMA DESDE                         39 291 €

CIRCULAÇÃO (IUC)              137,14 €

LANÇAMENTO                      bril de 2021

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