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Teste – Volkswagen Passat Variant 2.0 TDI 150 CV DSG Business – Sempre na moda

Passat é quase uma marca ‘dentro’ da Volkswagen, exprimindo há muito tempo o espírito de evasão e as aptidões estradistas que estão estreitamente ligados ao conceito familiar que casam tão bem com a economia Diesel deste 2.0 TDI.

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Os SUV dominam os principais segmentos, mas ainda há outros modelos que resistem estoicamente nas preferências dos consumidores, caso das carrinhas médias (segmento D), espaçosas, confortáveis, dinâmicas e capazes de transformar cada viagem num exercício de afirmação estatutária. O Passat Variant é há 50 anos uma das principais referências nesta categoria e a VW acaba de reforçar-lhe a lista de argumentos com uma importante atualização das imagens exterior e interior, e com motorizações em estreia e outras melhoradas na eficiência energética, como é este turbodiesel 2.0 de 150 CV em versão Evo, de baixo consumo – inclui sistema de tratamento de gases de escape, duplo circuito de gestão térmica e diversos outros aperfeiçoamentos técnicos para redução de atrito interno. O TDI oferece condução fluida na generalidade das situações, mexe-se muito bem em cidade, mesmo em baixos regimes, não lhe falta também elasticidade nos regimes médios, e isto sem aumentar demasiado os consumos. Mas já lá vamos…

Mais amiga da família

Pela primeira vez na história, o Passat despede-se da versão berlina para centrar-se em exclusivo na Variant, a carroçaria mais familiar, que surge agora ainda mais amiga da família. A carrinha Passat cresceu em quase todas as direções (+ 14,4 cm em comprimento, + 2 em largura e + 50 cm entre eixos), mantendo apenas a altura (1,49 m). Mexidas importantes que permitiram melhorar a eficiência do conjunto (coeficiente aerodinâmico de 0,25), mas também a habitabilidade. A carrinha oferece espaço em abundância para passageiros, o banco traseiro permite acomodar três adultos, e bagagem, que figura no topo da hierarquia da categoria ao acolher até 690 litros na configuração normal e 1.920 com rebatimento das costas dos bancos posteriores.

À parte do gigantismo interior, ressalve-se igualmente a qualidade dos materiais, sobretudo no rigor da construção e da montagem, sem falhas de ergonomia e compensada por uma generosa dotação do equipamento de série. A apresentação geral continua a ser algo conservadora, mas não é por isso que perde pontos na sofisticação. Na tecnologia de bordo destaque para o painel de instrumentos Digital Cockpit Pro de 10,25’’ e para os novos sistemas multimédia em ecrã tátil de 12,9 (15” em opção) e head-up display. Em relação ao infoentretenimento, permite serviços de conectividade e ligação em rede e diversas funcionalidades como streaming de música, rádio web ou aplicações digitais, passando também a integrar inteligência artificial ChatGPT através de assistente de voz. Gostámos deste equipamento do Passat, quer pela facilidade de utilização, como pela possibilidade de aceder de forma simplificada a informações.

Faz tudo bem

O nome Passat representa um vento alísio que cruza a Europa, trazendo para este modelo o sentido de rapidez e velocidade, no entanto, foi a consistência a principal característica que terá motivado o uso desta designação pela VW. Até porque, depois de nove gerações e mais de 30 milhões de unidades comercializadas em todo o mundo, consistência continua a ser o seu nome do meio.

Criada a partir da plataforma MQB Evo, a Passat Variant pode orgulhar-se de ostentar uma das bases mais competentes do mercado e do partido que consegue retirar dela. Nesta geração o modelo estreia, por exemplo, a denominada suspensão adaptativa DCC Pro de duas válvulas, uma para a compressão e outra para a extensão, que garante um desempenho mais apurado das oscilações da carroçaria e, consequentemente, um maior equilíbrio entre dinâmica e conforto. Opcional (1.192 €) que a versão Business do nosso teste não dispunha, e nem precisa! Se em cidade fica claro a boa resposta em termos de reações e conforto (condução suave e precisa), as longas tiradas em autoestrada colocam em evidência, até de forma surpreendente, as suas características mais estradistas. A marca alemã encontrou há muito o ponto de equilíbrio no acerto do chassis, numa combinação de elementos que tornam este familiar por excelência num automóvel capaz de oferecer prazer de condução em estradas sinuosas. Não é rapidíssima nas curvas, nem é esse o seu propósito, mas a agilidade chega para divertir.

Quanto ao 2.0 TDI de 150 CV, não está ao nível do desempenho das versões mais desportivas da gama, mas é mais do que suficiente para proporcionar condução empenhada. E com economia de utilização, como prova a média de 6 l/100 km que apurámos, apenas 1 l/100 km acima do valor oficial. Aqui, faça-se também o elogio devido à veterania e competência da caixa automática DSG de dupla embraiagem e 7 relações, exímia no aproveitamento das capacidades deste 2 litros turbodiesel.

Texto Vítor Mendes
Fotos: Paulo Calisto

CONCLUSÃO
A carrinha Passat evoluiu imenso face à antecessora, mas a consistência continua a ser a palavra de ordem. Além de manter um motor Diesel de 2.0 litros que permite consumos referenciais (autonomia real de 1.200 km!), presenteia-nos com excelentes características de ordem prática (espaço, funcionalidade e bagageira XXL), tecnologia de vanguarda, condução segura e confortável, e desempenho convincente, ainda que sem queda para grandes correrias.

FICHA TÉCNICA

VVW PASSAT VARIANT 2.0 TDI 150 CV DSG BUSINESS

TIPO DE MOTOR                        Diesel, 4 cilindros em linha, turbo

CILINDRADA                                1.968 cm3

POTENCIA                                    150 CV entre as 3.000 e as 4.200 rpm

BINÁRIO MÁXIMO                     360 Nm entre as 1.600 e as 2.750 rpm
TRANSMISSÃO                                          Dianteira, caixa auto. 7 vel. (dupla embraiagem)

VELOCIDADE MÁXIMA 223 km/h

ACELERAÇÃO                              9,3 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                    5 l/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)              131 g/km (misto)

DIMENSÕES (C/L/A)                  4.917 / 1.849 / 1.497 mm

PNEUS                                           215/55 R17

PESO                                              1.678 kg

BAGAGEIRA                                 690-1.920 l

PREÇO                                           58.047 €

GAMA DESDE                              48.363 €

IMPOSTO DE CIRCULAÇÃO 241,49 €

LANÇAMENTO                            Julho de 2024

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