Revistacarros

Teste – TOYOTA YARIS 1.5 HYBRID DYNAMIC FORCE 5P PREMIER EDITION – Melhor em tudo

A nova geração do Yaris apresenta-se como uma das alternativas mais interessantes do segmento B. Nesta fase de lançamento, é oferecido com um único propulsor híbrido (como seria de esperar) de 116 CV.

A nova geração Toyota Yaris aposta forte numa carroçaria com elementos muito elaborados, como as óticas traseira que contam com zonas em negro brilhante, propensas a sujidade, tal como acontece com o Peugeot 208. Ganha 50 milímetros em largura, o que em conjunto com os 10 mm que perde em altura lhe confere um aspeto mais desportivo. Além disso, o incremento nas dimensões repercute-se tanto ,o interior, que cresce em espaço, como no próprio comportamento em estrada.

Já o comprimento também diminui 5 mm, mas conserva o mesmo volume de bagageira do seu antecessor: 286 litros, um valor abaixo da média do segmento.

De momento é proposto com uma única mecânica híbrida de 116 CV de potência combinada. O motor térmico é um novo três cilindros atmosférico de 1.5 litros e 91 CV, complementado com outro elétrico síncrono de íman permanente de 80 CV. A caixa de velocidades continua a ser automática de variação contínua, ainda que o seu funcionamento tenha melhorado de forma significativa e só em acelerações muito rápidas se mostra pouco funcional. De resto cumpre perfeitamente, sobretudo em cidade, habitat de eleição deste nosso protagonista.

Aí, consegue alcançar consumos em torno dos 3 l/100 km, uma vez que maximiza as vantagens da hibridação. As janelas dianteiras estão bastante baixas, o que favorece a visibilidade, especialmente em engarrafamentos ou na passagem por ruas mais estreitas. Fora da urbe é versátil e apelativo de utilizar. Tanto num caso como no outro, temos à disposição três modos de condução, Normal, Sport e Eco, ainda que neste último se perca algum fulgor. Continuando na vertente dinâmica e, tal como referimos, o seu pisar e comportamento são mais apurados também por culpa do aumento da distância entre eixos (+40 mm) e vias (+33 mm à frente e 44 mm atrás).

Entre os melhores
O salto qualitativo desta nova geração nota-se, principalmente, no interior, onde sobressaem materiais mais apurados que transmitem qualidade. Neste capítulo, o Yaris, em conjunto com outros recém-chegados ao segmento como o Peugeot 208 ou o Renault Clio, elevaram o patamar, colocando em apertos modelos como SEAT Ibiza ou Volkswagen Polo, que eram referências.

Os lugares dianteiros são excelentes e os traseiros ideais para dois adultos, ainda que não disponham de qualquer luz de cortesia, ausência que também detetámos no Clio. O painel de instrumentos é muito original, com dois mostradores pequenos e um computador de bordo muito completo com um ecrã de dimensões razoáveis. O ecrã do infoentretenimento surge em posição perfeita e o seu acionamento é muito preciso, todavia os menus não são de todo intuitivos.

Dispõe de climatização analógica e carregador de smartphone por indução com botão para desligar, o que facilita porque não é preciso ir constantemente a carregar o telefone. Convém destacar o amplo equipamento de segurança, quase todo de série no nível de equipamento Premier Edition.

E falando de níveis de equipamento, o novo Yaris está disponível em seis: Comfort (16.990 €), Comfort Plus (17.690 €), Exclusive (19.190 €), Luxury (25.190 €), Square Collection (24.840 €) e este Premier Edition (25.690 €). Valores interessantes para um modelo que luta de igual para igual com qualquer um do seu segmento e é referência em cidade.

Texto Iván Vicario Martím
Fotos Paulo Calisto

FICHA TÉCNICA
TOYOTA YARIS 1.5 HDF 5P PREMIER EDITION

TIPO DE MOTOR Gasolina, 3 cilindros em linha, atmosférico
CILINDRADA 1.490 cm3
POTÊNCIA 91 CV às 5.500 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 120 Nm às 3.600 rpm
TRANSMISSÃO Dianteira, caixa de variação contínua (CVT)

 

SISTEMA ELÉTRICO

TIPO DE MOTOR Síncrono de íman permanente
POTÊNCIA 80 CV
BINÁRIO MÁXIMO 141 Nm
BATERIA Iões de lítio, 4,3 Ah

 

SISTEMA HÍBRIDO

TIPO DE MOTOR Híbrido elétrico-gasolina
POTÊNCIA (TOTAL) 116 CV às 4.800 rpm
BINÁRIO (TOTAL) N.D.

 

V. MÁXIMA 175 km/h
ACELERAÇÃO 9,7 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 4,3 l/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 98 g/km
DIMENSÕES (C/L/A) 3.940 / 1.745 / 1.500 mm
PNEUS 205/45 R17
PESO 1.085 kg
BAGAGEIRA 286 l
PREÇO 25.690 €
GAMA DESDE 16.990 €
I. CIRCULAÇÃO (IUC) 137,14 €
LANÇAMENTO Julho de 2020

 

Exit mobile version