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Teste – Skoda Fabia 1.0 TSI 110 CV Monte Carlo – Especial de corrida

Só o apelido já provoca um sorriso nos lábios. Tudo porque Monte Carlo é uma das mais emblemáticas provas do campeonato do mundo de ralis, uma especialidade desportiva onde a Skoda sempre soube brilhar. Por isso, cada nova geração Fabia recebe uma versão com esta designação. Esta é a da 4º geração, aqui com motor 1.0 TSI de 110 CV.


Texto: Ricardo Carvalho
Fotos: Paulo Calisto

Alguns meses depois do lançamento da quarta geração de um dos mais populares Skoda de sempre, eis que o Fabia recebe a versão Monte Carlo, já bem conhecida do segmento B da marca checa.
Tendo em conta que a marca já abandonou os motores Diesel neste segmento há algum tempo, esta versão surge equipada com o motor 1.0 TSI de 110 CV com caixa manual de seis velocidades ou com o 1.5 TSI de 150 CV, neste caso apenas com caixa DSG.
A que nos ocupa neste trabalho, é precisamente a 1.0, mais acessível  e muito equilibrada, até porque este motor, com 110 CV, acaba por ser uma proposta muito competitiva, quer em termos de prestações, consumos e preço.


Monte Carlo

E o que diferencia o Monte Carlos dos outros Fabia? Do lado de fora, chama a atenção o aspeto desportivo, vincado pela grelha agressiva a negro, os contornos do para-brisas e as capas dos retrovisores também em negro ou os vidros escurecidos. Há ainda saias dianteira e traseira específicas, spoiler traseiro a negro ou as jantes em liga leve de 17″ (Procyon) polidas. A iluminação é toda em LED (frente e traseira) e a sigla Monte Carlo marca presença nos guarda-lamas da frente.


No interior, o vinco desportivo mantém-se com os bancos em tecido em estilo bacquet, que oferecem excelente apoio, painel de instrumentos digital, mas idêntico ao da restante gama, ecrã de 10,2 ” a cores ao centro e flutuante para acionar todas as funções do infoentertenimento. Mas ainda há mais, com iluminação em tons de vermelho, pespontos dos forros também a vermelho, acabamentos em carbono nos apoios das portas, pedais em alumínio e soleiras das portas com inscrição Monte Carlo. Destaque ainda para a melhoria da qualidade a bordo, principalmente na parte superior do tablier e excelente envolvência da posiçáo de condução.
Nos lugares traseiros, o ar mais desportivo passa para segundo plano, mas aqui há espaço para dois adultos, quer em largura como em altura, e a bagageira oferece valores ao nível do que propõe a concorrência com 380 litros. Com os bancos rebatidos chega aos 1180 litros.


Motor bem aproveitado

Como já referimos anteriormente, esta versão Monte Carlo surge equipada com o motor 1.0 TSI de três cilindros que debita 110 CV e disponibiliza 200 Nm de binário. É, de facto, a opção mais racional no seio da gama Fabia, é rápido q.b., ágil e desenvolto. A baixa velocidade denota algum caráter, em parte graças ao peso contido de 1252 kg.
Trata-se de um motor que se destaca pela suavidade e linearidade, apesar da sua arquitetura de três cilindros; a verdade é que “transporta” muito bem o conjunto.
Conta com uma excelente zona intermédia, plena de força e que permite uma disponibilidade incrível, à troca de um consumo médio de 6,7 l/100 km, valor bastante contido, mesmo considerando a caixa manual de seis velocidades que equipava esta unidade. A caixa é rápida e explora o motor em todo o seu esplendor, aproveitando toda a faixa de rotação em que este se encontra mais disponível.  Em suma, um bom estradista, capaz, confortável, com excelente dinâmica e uma insonorização surpreendente, a fórmula ideal para a família. O tato da direção é leve e a assistência está bem definida para as várias… velocidades, cuja expressão máxima (anunciada) está apontada aos 203 km/h. Nada mau para este bloco 1.0 TSI o qual reage de forma progressiva e sem esforço desde baixa rotação. O preço, sem opções começa nos 26 332 euros, mas pode subir rapidamente, até porque a lista de opcionais é extensa.

FICHA TÉCNICA

SKODA FABIA 1.0 TSI MONTE CARLO

TIPO DE MOTOR             Gasolina, 3 cilindros em linha, turbo

CILINDRADA                    999 cm3

POTÊNCIA                       110 CV às 5.500 rpm

BINÁRIO MÁXIMO           200 Nm entre as 2.000 e as 3.000 rpm

TRANMISSÃO                           Dianteira, caixa manual 6 velocidades

VELOCIDADE MÁXIMA       203 km/h

ACELERAÇÃO                           9,7 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                   5,1-5,7 l/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)  116-128 g/km (misto)

DIMENSÕES (C/L/A)                  4.108 / 1.780 / 1.459 mm

PNEUS                            215/45 R17

PESO                              1.257 kg

BAGAGEIRA                    380-1.190 l

PREÇO                            26 332 €

GAMA DESDE                 20 401 €

I.CIRCULAÇÃO (IUC)                 108,32 €

LANÇAMENTO                          fevereiro de 2023

 

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