fbpx




O sucesso da gama Enyaq já não se faz apenas da versão SUV convencional de cinco portas. Agora também existe esta apelativa carroçaria coupé que fomos analisar na versão 80, de 204 CV, com a maior bateria e mais autonomia.

Texto: Ricardo Carvalho
Fotos: Paulo Calisto

A Skoda fechou o ano de 2022 com 2095 unidades vendidas no nosso país e a convição de que pode vender muitas mais, pela qualidade do produto e pela tendência do mercado. Cresceu mais 17,1% face ao ano de 2021 e, como é óbvio, o elétrico Enyaq muito contribuiu para tais números. Este modelo que tem conseguido o seu espaço no mercado, reforça-se com uma versão Coupé de aspeto ainda mais apelativo e que pretende deixar marca num segmento que cresce a olhos vistos. A vaga elétrica da Skoda já não faz marcha-atrás e até 2026 serão lançados no mercado cinco modelos completamente elétricos, de todos os tamanhos e para todos os segmentos.

Design e interior

Se do lado de fora o Enyaq já era apelativo, a versão coupé supera-o graças a uma traseira de aspeto mais desportivo. Para além disso, é vendido em Portugal com diferenças no motor, bateria e tração, sendo que é a partir daqui que se opta por pacotes de equipamento mais ou menos completos. A nossa unidade inclui o pacote Sportline Advanced, que por mais 10 405 euros acrescenta ao equipamento de série elementos como bancos traseiros aquecidos com controlo intermitente, crystal face (basicamente, passa a ter a grelha iluminada), faróis full LED Matrix, faróis traseiros LED High, head-Up display com realidade aumentada; lava-faróis integrado; para-brisas aquecido e sistema de som Canton. Este é um daqueles modelos que parece não ter mudado muito face ao concept, um sinónimo de arriscar por um design que realmente o diferencia da concorrência.
No interior, encontramos aquilo que já conhecíamos da versão “SUV”, um painel de instrumentos minimalista atrás de um volante de dois raios de aro grosso. Na consola central, um enorme ecrã congrega as principais funções de infoentertenimento, o punho da caixa é muito reduzido e a qualidade de acabamentos é convincente.
Atrás, o espaço é realista para dois adultos, já que o terceiro, ao centro, viaja um pouco apertado. O espaço para a cabeça, o principal problemas de um coupé, foi bem resolvido: adultos com 1,80 m de altura têm muito desafogo ao nível dos ombros e para cima. A bagageira alcança os 570 litros, menos 15 litros que o Enyaq normal.

Motor…es

O Enyaq Coupé é comercializado com quatro opções de motores e dois tamanhos de bateria, com uma potência que oscila entre os 180 e os 300 CV. Das quatro opções, duas são de tração traseira (60 e 80), enquanto as duas mais potentes (80X e Coupé RS) disfrutam das vantagens da tração integral.
Assim, a versão 80, em ensaio, tem motor de 204 CV que é bem auxiliado por um binário de 310 Nm, excelente para “corridas” de semáforo, ainda que não seja um velocista, até porque precisa de 9 segundos para cumprir os clássicos 0 aos 100 km/h.

Comportamento

Com um brilhante Cx de 0,23 (um dos melhores do segmento) e um peso que suplanta as duas toneladas (2119 kg), o volume deste Skoda sente-se, essencialmente, na hora de curvar mais rápido, onde é possível observar o balançar da carroçaria. Mas, a favor joga um tato da direção realmente preciso, que transmite segurança. A mesma sensação provém dos travões, com elevada capacidade para deter o conjunto sem problemas de maior (tem ainda a favor a regeneração da energia na travagem e ao levantar o pé do acelerador). Em qualquer dos casos, este SUV Coupé mostra-se tão confortável  como qualquer SUV com motor de combustão com estas dimensões. Destaque para os consumos a rondar os 18,5 kWh/100 km, um valor honesto que lhe permite percorrer sem quaisquer problemas perto de 500 km, números que são cada vez mais ajustados à realidade.
Mas, será este o melhor SUV elétrico para comprar? Claro que é subjetivo, mas entre os elétricos não há outro com um design mais apelativo que este e isso acaba por ser um ponto a seu favor. Outro argumento está na capacidade das baterias e na melhoria dos processos de otimização do carregamento. De referir que este Skoda utiliza um novo software ME3 que permite carregar a 80% a sua bateria de 82 kWh em apenas 29 minutos. Para além disso, com uma Wallbox da Skoda carrega a bateria em seis horas. O pior? O preço desta unidade que com todo o equipamento considerado chega aos 67 258 euros. A versão base começa nos 50 802 euros.

FICHA TÉCNICA

SKODA ENYAQ IV 80 Coupé

TIPO DE MOTOR              Elétrico síncrono de íman permanente
POTÊNCIA                       204 CV (150 kW)
BINÁRIO MÁXIMO             310 Nm
BATERIA                           Iões de lítio, 82 kWh
AUTONOMIA (WLTP)                   553 km
TEMPO DE CARGA           Entre 6 a 8 horas a 11 kW (100%)

38 min a 125 kW DC (5 a 80%)
VELOCIDADE MÁXIMA 160 km/h
ACELERAÇÃO                            8,5 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP)            15,5 kWh/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP)    0 g/km
DIMENSÕES (C/L/A)                    4.653 / 1.879 / 1.622 mm
PNEUS                             235/55 R19 (fre.)

255/50 R19 (tras.)
PESO                               2.119 kg
BAGAGEIRA                     570 litros
PREÇO                            67 258 €
GAMA DESDE                            50 802 €
I.CIRCULAÇÃO (IUC)                   0 €
LANÇAMENTO                  Junho de 2021

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade