Depois da versão FR com cadeia cinemática híbrida plug-in, o SEAT Tarraco PHEV tem também disponível uma versão Xcellence, de aspeto mais requintado. Mantém o habitáculo extra espaçoso e um conforto de excelência, perdendo a hipótese de ter sete lugares e mais alguns litros na mala.
Irmão do Skoda Kodiaq e do Volkswagen Tiguan Allspace, o maior dos SEAT foi o primeiro a disponibilizar na gama uma versão híbrida plug-in (o Tiguan já tem uma idêntica, contudo o Skoda ainda não). O Tarraco é feito com base na mesma plataforma MQB do Ateca mas com mais 152 mm de distância entre-eixos e mais 354 mm de comprimento. É uma boa opção para quem quer um SUV familiar desafogado.
A nível técnico, o Tarraco e-Hybrid herda o mesmo sistema híbrido de outros modelos compactos do grupo VW. Ou seja, existe um motor de quatro cilindros a gasolina 1.4 TSI de 150 CV que é auxiliado por um motor elétrico de 85 kW (116 CV) e por uma bateria de 13 kWh com uma capacidade útil de 10,4 kWh. A potência combinada ascende aos 245 CV (existe uma versão com 204 CV da mesma combinação, mas não está disponível no Tarraco) e o binário combinado sobe aos 350 Nm. A única caixa disponível é a DSG de dupla embraiagem com seis relações. A SEAT anuncia um consumo a gasolina homologado de 1,8 l/100 km e uma autunomia elétrica de 53 km.
Cabe ainda destacar o facto do Tarraco e-Hybrid perder a possibilidade de oferecer a terceira fila de bancos e ainda 120 litros de mala devido à posição da bateria no veículo.
Interior gigante
Graças, em parte, aos 4,73 de comprimento, a bagageira continua a ser enorme (610 litros) e tem fundo duplo para guardar os cabos de carregamento.
A bordo, pouco ou nada muda: mantém, por exemplo, nos lugares traseiros o assento regulável longitudinalmente. Assim, o espaço a bordo continua a ser um dos maiores do segmento, especialmente atrás. O tablier foi o primeiro da SEAT com comandos táteis e inclui o ecrã maior, de 9.2″ em vez do de 8″. Alberga sistema de navegação e infoentertenimento, sem cabos, com controlo de voz e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto.
Com um carregador embarcado que aceita uma potência máxima de 3,6 kW (3h40 para carregar a bateria até 100% desde zero) este e-Hybrid vê as suas possibilidades de carregamento limitadas às tomadas e corrente domésticas e pouco mais. É praticamente impossível utilizar carregadores de 7,4 ou de 11 kW, por isso, carregá-lo em autoestrada acaba por não ser fácil. E a verdade é que, sem energia na bateria, ou seja sem modo híbrido, os consumos deste Tarraco só a gasolina sobem para valores muito elevados, a rondar os 8,8 l/100 km e se aceleramos um pouco mais, até porque é possível, os números sobem para os quase 10 l/100 km. Com a bateria cheia e em modo híbrido, o consumo baixa até aos 6,5 l/100 km e aí é possível percorrer quase 80 km até que esta fique vazia, o que já não é mau. Mas, na verdade, o habitat por excelência deste Tarraco é a cidade, onde conseguimos percorrer 42 km. Fica atrás de alguns rivais, mas só porque estes têm baterias de maior capacidade.
Conforto familiar
No comportamento, é um automóvel confortável, ainda que se revele um pouco firme em cidade a velocidades mais baixas. Em ambiente urbano e com a bateria cheia, o Tarraco comporta-se como um 100% elétrico, combinando vivacidade e descrição acústica, assim como uma aceleração suave em vias rápidas.
A direção progressiva fica mais precisa à medida que viramos o volante e aumenta a sensação de agilidade em estradas mais sinuosas, até porque o peso da bateria ajuda a que se “agarre” ainda mais ao asfalto. Bem, não é um carro ágil, pois nota-se uma tendência para subvirar, e também sofre de perdas de motricidade no arranque, principalmente em piso molhado. Ainda assim, convém lembrar que se trata de um automóvel de vocação familiar. As prestações são boas e o modo S-Boost é fantástico nas ultrapassagens, onde os 5 segundos que demora a passar de 80 para 120 km/h permitem que sejam muito rápidas. Claro que o consumo se vai ressentir ainda mais, até porque o motor irá carregando a bateria para poder ter sempre disponível esta função “boost”.
Já o preço desta versão XCellence começa nos 47 974 euros, sempre com a vantagem para as empresa, porque podem recuperar alguns impostos.
Texto: Ricardo Carvalho
Fotos: Paulo Calisto
FICHA TÉCNICA
SEAT Tarraco e-Hybrid Xcellence
TIPO DE MOTOR Gasolina, 4 cilindros em linha, turbo
CILINDRADA 1.395 cm3
POTÊNCIA 150 CV entre as 5000 e as 6000 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 250 Nm entre as 1550 e as 3500 rpm
TRANSMISSÃO Dianteira, caixa dupla embraiagem de 6 vel. DSG
MOTOR ELÉTRICO Dianteiro, síncrono de íman permanente
POTÊNCIA 116 CV (85 kW)
BINÁRIO 330 Nm
MOTOR HÍBRIDO Híbrido elétrico/gasolina, PHEV
POTÊNCIA TOTAL 245 CV
BINÁRIO TOTAL 400 Nm
AUTONOMIA ELÉTRICO (WLTP) 53 km (em cidade)
BATERIA Iões de lítio, 13 kWh
VELOCIDADE MÁXIMA 205 km/h
ACELERAÇÃO 7,5 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 1,8 l/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 41 g/km
DIMENSÕES (C/L/A) 4.735 / 1.839 / 1.658 mm
PNEUS 245/55 R19
PESO 1.868 kg
BAGAGEIRA 610 litros
PREÇO 47 974 €
GAMA DESDE 39 242 €
LANÇAMENTO junho de 2021