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Teste – Peugeot E-308 GT 115 kW – Boas intenções

Não é o primeiro elétrico da marca do leão, mas é o seu primeiro compacto de emissões zero. O E-308 chega ao mercado com a apelativa mecânica elétrica da Stellantis e promete elevada eficiência para superar 400 km de autonomia. Será que consegue?

Há já vários anos que a Peugeot disponibiliza na sua gama diversas opções elétricas, mas só agora é que a marca francesa passa a oferecer um compacto com as caraterísticas daquele que ensaiamos nestas páginas. O construtor de Sochaux deixou amadurecer esta tecnologia um pouco mais, antes de a introduzir na terceira geração do 308, e quando dizemos introduzir foi o que aconteceu, literalmente. Não existe praticamente uma forma de diferenciar esta versão de outra versão térmica do mesmo modelo, o que traz algumas vantagens: convence um tipo de cliente que não procura formas demasiado atrevidas e afasta-se de um compacto elétrico tradicional, como o VW ID.3 por exemplo…

Igual do lado de fora…

… e também do lado de dentro. A filosofia da Peugeot pretende que o utilizador não sinta grandes diferenças, a não ser na hora de “abastecer”. Assim, este E-308 diferencia-se do resto da gama pelo facto de possuir um potenciómetro no painel de instrumentos que substitui o conta-rotações, por ter um sistema de navegação com cálculo de autonomia elétrica… e pouco mais.
Sendo a versão GT, a topo de gama, traz praticamente tudo, e a lista é ultra completa: bancos e volante aquecidos, Android Auto/Apple CarPlay, cruise control adaptativo, iluminação LED Matricial… por isso, por esta versão a Peugeot pede qualquer coisa como 44 745 euros, sem quaisquer descontos, o que o coloca entre os mais caros do seu segmento. Só vemos uma explicação para tal, a qualidade é, de facto, excelente, e é superior a grande parte da sua concorrência.

O mesmo espaço interior

Outro aspeto que merece destaque é a habitabilidade, que se mantém inalterada face a qualquer outro 308 PHEV. A posição da bateria não altera a colocação dos pés no piso do carro, por isso é possível manter uma postura confortável em todos os bancos. E falando de bancos, os traseiros são adequados para adultos até 1,80 m de altura. Ou seja, não é dos mais altos no banco traseiro. A bagageira também não se destaca neste segmento, mas com 361 litros cumpre com as necessidades de quatro ocupantes. Se não for suficiente, a Peugeot tem na gama uma versão SW deste modelo também elétrica, mas com uma mala que supera os 500 litros de volume.

Mecanicamente, o E-308 estreia a nova unidade motriz de 156 CV e 260 Nm de binário desenvolvida pela Stellantis. A bateria é de 54 kWh brutos. Em ambos os casos (motor e bateria), o construtor francês preferiu trabalhar a eficiência em prol do rendimento. E o resultado é muito positivo. O consumo médio em circuito misto de mais de 700 km foi de 16,2 kWh, um valor contido. O problema é que nem este registo, muito competitivo por sinal, tira proveito da bateria, mais pequena que a da restante concorrência.

É o que há

Certo, é suficiente em termos gerais (assegura 300 km de autonomia em circuito misto), mas fica longe da autonomia proposta por grande parte da concorrência. É uma pena que a Peugeot não possa propor (a plataforma não o permite) uma bateria de maior capacidade, nem mesmo em opção.
À margem de tudo isto, o E-308 é um automóvel elétrico exemplar cujo único ponto negativo são as prestações, que se ficam apenas pelo correto. Em tudo o resto, é suave, com comandos precisos, equilibrado em estrada e uma calibração do chassis que mistura de forma exemplar, conforto e dinâmica. É, para finalizar, um automóvel silencioso, bem insonorizado e com uma qualidade de rolamento acima da média.

Texto Eduardo Lausín
Fotos Paulo Calisto

CONCLUSÃO

Este é um automóvel elétrico muito bom, pela suavidade, refinamento e eficiência. Mas a bateria de 54 kWh acaba por ser curta para fazer frente à concorrência. Sobretudo porque o preço deste E-308, assumindo que é um dos melhores da sua classe, não é propriamente baixo.

FICHA TÉCNICA

PEUGEOT E-308 GT 156 CV

TIPO DE MOTOR                        Elétrico, síncrono de ímanes permanentes

POTÊNCIA                                     156 CV (115 kW)

BINÁRIO MÁXIMO                     260 Nm

TRANSMISSÃO                            Dianteira, caixa automática de relação única

BATERIA                                        Iões de lítio, 54 kWh (50,8 kWh úteis)

AUTONOMIA (WLTP)                416 km

TEMPO DE CARGA                     5h a 11 kW AC (0-100%)

VELOCIDADE MÁXIMA 170 km/h

ACELERAÇÃO                               10,5 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                    14,9 kWh/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)            0 g/km

DIMENSÕES (C/L/A)                  4.367 / 1.852 / 1.465 mm

PNEUS                                           215/45 R18

PESO                                              1.684 kg

BAGAGEIRA                                 361 l

PREÇO                                           44.775 €

GAMA DESDE                              42.525 € (elétrico)

IMPOSTO DE CIRCULAÇÃO (IUC) 0 €

LANÇAMENTO                            Junho de 2023

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