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Teste – Peugeot e-3008 210 CV (157 kW) GT – Subir de nível

A nova geração 3008 (E-3008, neste caso) assume uma maior componente tecnológica e competências superiores em termos de habitabilidade e de qualidade. O SUV compacto tem na eletrificação um dos seus argumentos e, para já, a versão de 210 CV assume-se como opção única na gama.

Completamente renovado, o Peugeot 3008 está pronto para dar continuidade ao sucesso da geração precedente que, ao longo dos últimos dez anos, impulsionou os registos de vendas da marca francesa para números bastante fortes (apontam-se para mais de 1.3 milhões de unidades vendidas).

Na nova geração, o E-3008 (com o “E” a simbolizar a versão 100% elétrica) assume-se como modelo de elevado protagonismo, tanto mais que serão três as versões movidas exclusivamente a eletricidade, sendo a deste ensaio, com 210 CV (157 kW) a de entrada nesse universo e, por enquanto, também a única em comercialização. Por curiosidade dizer que a gama incluirá ainda uma versão igualmente sem emissões de 230 CV, um gasolina 1.2 PureTech de 136 CV com tecnologia mild hybrid e um híbrido plug-in de 195 CV de potência combinada e autonomia elétrica ade até 87 km.

Ar de coupé

O novo E-3008 revela grande preocupação com a aerodinâmica, com linhas mais arrojadas quase ao jeito de um SUV coupé e proporções generosas, com 4,54 metros de comprimento, 1,89 de largura e 1,64 m de altura. Entre os elementos estéticos destaque para a nova conceção integrada da grelha dianteira com efeito tridimensional e ligada às três ‘garras’ verticais da iluminação diurna, ao passo que na traseira os grupos óticos horizontais proporcionam uma impressão visual de maior largura. Como é cada vez mais tradicional na indústria automóvel, as jantes de grandes dimensões ajudam à robustez geral, neste caso de 20”, estilo ‘Sofia’.

Interior de vanguarda

A bordo, o SUV gaulês apresenta índices elevados de qualidade, acompanhada de uma abordagem visual apelativa graças à combinação de elementos têxteis com outros em alumínio, ao passo que muitos dos materiais são macios ao toque, não faltando também a iluminação ambiente para dar mais vivacidade ao habitáculo. Nesta versão GT, a mais equipada, há revestimentos dos bancos em TEP/Alcantara, numa combinação que sublinha a desportividade. Mas é na vertente tecnológica que o E-3008 mostra enorme evolução, sobretudo nesta unidade com ecrã panorâmico de 21”, o qual tem do lado esquerdo as informações do painel de instrumentos e do lado direito, todo o centro de controlo do sistema de infoentretenimento i-Connect Advanced, o qual está muito mais rápido na sua atuação e é personalizável na apresentação. Este sistema dispõe de funcionalidades específicas para a versão elétrica (além de menus especiais, como os de programação de carregamento ou de visualização de funcionamento do sistema), como o EV Routing, que planeia os percursos de viagem tendo em conta a autonomia e postos de carga disponíveis pelo caminho.

Ainda ao centro, junto à consola central e a dividir os dois passageiros dianteiros, estão os ‘i-Toggles’, botões táteis que podem ser personalizados e que atuam como atalhos rápidos para funções ou preferências do condutor. O controlo do ar condicionado é feito a partir do ecrã central, o que – queixa habitual – nem sempre é prático durante a condução. Nota, ainda, para o espaço melhorado para os passageiros, nomeadamente atrás, com ganhos na área disponível para as pernas. A altura do assento (algo elevado) ao tejadilho permite que dois adultos até 1,85 m possam viajar com comodidade e sem apertos.

Condução refinada

Assente na nova plataforma STLA Medium (é o primeiro modelo do grupo Stellantis a utilizá-la), o “nosso” E-3008 conta com motor elétrico dianteiro de 210 CV (157 kW) e 345 Nm de binário, valores que permitem condução veloz, sempre pronto para elevar o ritmo mesmo quando selecionado o modo de condução mais eficiente (‘Eco’), ainda que aqui seja evidente a castração da entrega da potência face aos dois outros (‘Normal’ e ‘Sport’). O ‘Normal’ é, pois, aquele que melhor equilibra prestações com eficiência, com respostas fugazes que permitem explorar melhor um chassis de afinação algo mais firme que privilegia a agilidade e um certo conceito desportivo que o exterior também deixa antever. Com efeito, embora não seja desconfortável, o E-3008 mostra ligações ao solo com alguma firmeza, deixando perceber o asfalto para o bom (para melhor controlo dinâmico) e para o menos bom (transmitindo algumas irregularidades). No entanto, a experiência de condução é muito refinada e aproxima-se dos cânones ‘premium’ pelo tato dos diversos comandos em detalhes como a direção ou no acionamento dos ‘piscas’.

Quanto a consumos, recorrendo ao tal programa ‘Eco’ e às patilhas atrás do volante para alterar a regeneração, o E-3008 pode ser muito eficiente, com o valor do ensaio a traduzir-se em 15,8 kWh/100 km, mesmo abaixo do valor homologado.

Os 52.150 € desta versão GT podem torna-lo menos apetecível, mas a Peugeot compensa com uma lista de equipamento muito completa, que procura elevar ainda mais a experiência geral.

Texto Miguel Silva
Fotos Paulo Calisto

CONCLUSÃO
A nova geração 3008 condensa os pontos positivos da anterior e melhora o que tinha para melhorar, nomeadamente, no conceito tecnológico e na habitabilidade. A condução muito agradável, o espaço a bordo e a própria eficiência do sistema motriz elétrico dão ao SUV compacto da Peugeot ótimos argumentos para se posicionar como uma das referências num segmento cada vez mais na berlinda.

FICHA TÉCNICA

PEUGEOT E-3008 210 CV GT

TIPO DE MOTOR                        Elétrico, síncrono de íman permanente, dianteiro

POTÊNCIA                                     210 CV (157 kW)

BINÁRIO MÁXIMO                     345 Nm

TRANSMISSÃO                            Dianteira, caixa auto de relação única

BATERIA                                        Iões de lítio, 82 kWh (73 kWh úteis)

AUTONOMIA (WLTP)                510-527 km

TEMPO DE CARGA                     4h30 a 11 kW CA (0-100%)

30 min. a 160 kW CC (0-80%)

VELOCIDADE MÁXIMA         170 km/h

ACELERAÇÃO                               8,8 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                    16,7-17,4 kWh/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)             0 g/km

DIMENSÕES (C/L/A)                  4.542 / 1.895 / 1.641 mm

PNEUS                                           235/50 R20

PESO                                              2.108 kg

BAGAGEIRA                                 520-1.480 l

PREÇO                                           52.150 €

GAMA DESDE                              37.150 €

IMPOSTO DE CIRCULAÇÃO (IUC) 0 €

LANÇAMENTO                            Julho de 2024

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