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Teste – Peugeot 208 GT Hybrid 100 CV E-DCS6 – Escolha eficiente

A marca francesa completa a gama do seu popular utilitário com uma nova opção da já tão badalada versão híbrida ligeira. A cereja no topo do bolo para um 208 de 100 CV que é tão urbano quanto estradista.

Há duas alternativas mecânicas 48V à escolha na renovada gama 208 com a introdução de uma nova versão híbrida ligeira: a uma com 136 CV, junta-se agora uma nova com “apenas” 100 CV e que é 1200 euros mais barata que a mais potente. Ambas têm por base o motor 1.2 PureTech de 3 cilindros turbo a gasolina (agora com transmissão por corrente e não por correia), ao qual se junta um sistema auxiliar de 48V que o transforma num micro-híbrido (ou MHEV).
Estas duas novas opções são também acompanhadas pela caixa automática e-DCS6, a sua única escolha: possui dupla embraiagem e uma caixa de 6 velocidades. Aliás, está equipada com um motor elétrico e funciona muito bem. Com o mesmo equipamento, mas sem hibridização, o 208 de 100 CV continua à venda.

Questão de tamanho

Com o lançamento do 208, a Peugeot propõe um dos utilitários mais equilibrados do mercado. O design está em linha com os ainda novos 308 e 408. Apresenta também uma melhoria significativa na qualidade dos materiais e equipamentos interiores. Tudo isto faz do pequeno leão um produto com aspirações mais elevadas do que os seus antecessores, sem perder de vista as máximas de ser pequeno (4,1 metros de comprimento) e, se possível, económico (isso é outra história…).
O GT em análise dispõe de um conjunto notável de caraterísticas técnicas e de conforto: gráficos tridimensionais na instrumentação do familiar tablier i-Cockpit (volante pequeno, instrumentação elevada), ecrã tátil multimédia de 10” de resposta rápida e alta resolução, sistema de câmara de 360°… Voltando ao i-Cockpit: não é tão ergonómico para ocupantes de maior estatura como outros i-Cockpit da marca. No caso de um ocupante com entre 1,80 e 1,90 m, toca-se no aro com as pernas quando se entra e se sai, apesar da sua forma elíptica e do seu pequeno diâmetro. Por outro lado, há comandos escondidos por detrás deste, como a alavanca e os botões para acionar o cruise control adaptativo, por exemplo.
De resto, os bancos dianteiros são tão confortáveis e cómodos (e também aquecidos) no GT, mas roubam espaço para as pernas aos passageiros traseiros, para quem o espaço exigido pelo teto de vidro opcional também limita o desafogo para a cabeça. Se precisar mesmo de mais espaço para as pernas nesta área, considere alguns rivais. A bagageira, com uma capacidade de 309 litros, é muito utilizável, em grande parte porque tem uma forma cúbica e direita.

Eficiente

A análise dinâmica permite-nos falar tanto do bom compromisso do chassis, como da eficiência do novo motor. No primeiro caso, este Peugeot é um automóvel confortável, com um bom andamento, fácil de conduzir e até divertido em estradas sinuosas. Quanto ao segundo, a verdade é que não é preciso mais: 100 CV parecem uma abordagem claramente urbana, mas movem sempre com facilidade os quase 1.300 kg do conjunto. E, acima de tudo, fazem-no quase sempre em troca de uma economia real de 5,5 l/100 km, o que é bastante bom. Para se ter uma ideia, durante os 450 km que percorremos no nosso teste, apenas consumimos 55% (para falarmos numa linguagem “elétrica”) dos 44 litros que o seu depósito de gasolina comporta, pelo que a autonomia estimada ronda os 740 km, o que é um valor muito atrativo… é ou não é?

Texto José Armando Gómez
Fotos Paulo Calisto

CONCLUSÃO

O 208 é um utilitário que voa alto. A versão híbrida ligeira é claramente a melhor escolha, então esta opção de 100 CV é excelente e faz tudo bem. A transmissão e-DCS6 é sempre uma delícia, tal como os consumos que são realmente competentes e competitivos.

FICHA TÉCNICA

PEUGEOT 208 GT HYBRID 100 CV E-DCS6

TIPO DE MOTOR                        Gasolina, 3 cilindros em linha, injeção direta

CILINDRADA                                1.199 cm3

POTÊNCIA                                     100 CV às 5.500 rpm

BINÁRIO MÁXIMO                     205 Nm às 1.750 rpm

TRANSMISSÃO                            Dianteira, caixa auto. 6 vel. (dupla embraiagem)

SISTEMA ELÉTRICO

TIPO DE MOTOR                        Síncrono de ímanes permanentes, dianteiro

POTÊNCIA                                     29 CV (21 kW)

BINÁRIO MÁXIMO                     55 Nm

BATERIA                                        Iões de lítio, 0,89 kWh

SISTEMA HÍBRIDO

TIPO DE MOTOR                        Gasolina-elétrico

POTÊNCIA (TOTAL)                    100 CV

BINÁRIO (TOTAL)                       205 Nm

VELOCIDADE MÁXIMA 193 km/h

ACELERAÇÃO                               9,8 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                    4,6 l/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)            104 g/km (misto)

DIMENSÕES (C/L/A)                  4.055 / 1.745 / 1.430 mm

PNEUS                                           205/45 R17

PESO                                              1.295 kg

BAGAGEIRA                                 309 l

PREÇO                                           26.500 €

GAMA DESDE                              18.950 €

I.CIRCULAÇÃO (IUC)                  111,46 €

LANÇAMENTO                            Julho de 2024

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