A hibridação chega ao novo X-Trail de uma forma diferente daquela que o mercado conhece melhor: rola sempre em modo elétrico, mas tem motor a gasolina para alimentar o sistema elétrico. Funciona? Vejamos… tudo o resto convence e muito.
O SUV japonês da Nissan chega na sua quarta geração equipado com uma solução inovadora que recebe a designação E-Power, quer na versão 4×2 de 204 CV ou nesta opção 4×4 e-4ORCE que debita 213 CV. Trata-se de uma tecnologia que foi estreada recentemente pelo Qasqhai, diferente de outros Full Hybrid na medida em que o seu funcionamento se assemelha mais ao de um elétrico puro. De facto, neste caso existem dois motores elétricos (um por eixo) que movem as rodas, e um propulsor a gasolina 1.5 turbo, de três cilindros e relação de compressão variável que atua como gerador de energia alimentando uma bateria de 1,8 kWh.
O motor apenas funciona quando o sistema necessita, por isso são muitas as vezes que o X-Trail anda de forma totalmente elétrica, com grande suavidade de rolamento e uma disponibilidade de força que, sem chegar a ser tão imediato como um carro 100% elétrico, é resolutiva. Os 7 segundos que precisa para acelerar 0 aos 100 km/h são a melhor prova.
Quando o motor a gasolina está a funcionar, emite um som peculiar, como um ralenti um pouco diferente. Não é irritante, mas é mais evidente do que quando aceleramos. Aí, atua o que a Nissan chama de “linear tunnig”: a rotação do 1.5 turbo adequa-se à velocidade de andamento, oferecendo uma sensação muito mais natural que a de muitos híbridos com caixa automática por variação CVT. E praticamente não faz barulho.
Não existem sequer relações de caixa nem patilhas no volante: a única preocupação do condutor passa por escolher o modo B (a partir do pequeno seletor na consola) que acentua a desaceleração quando se solta o pedal e a função e-Pedal, para conduzir quase sem tocar no travão (a desaceleração é muito mais potente). Para além disso, o X-Trail conta com diferentes modos de condução, incluindo um especial offroad e controlo de descidas.
Mas não é só o motor que marca o caráter refinado deste japonês. Esta geração estabelece um comportamento muito superior face ao seu antecessor. Um salto em qualidade evidente, proposto por um veículo confortável, que se move muito bem para quem tem duas toneladas (a tecnologia e-Power adiciona 200 kg quando comparado com uma versão de motor a gasolina Mild Hybrid) com acabamentos de classe superior.
Como no interior, equipado em consonância com o nível de equipamento Tekna+ topo de gama no qual não falta nada, e que presta especial atenção ao conforto dos passageiros: dispõe de bancos aquecidos e climatização independente, cortinas nas janelas, banco traseiro regulável longitudinalmente 220 mm… um habitáculo muito folgado em forma de anfiteatro (a segunda fila está numa posição mais elevada que a primeira) e com o “plus” dos dois assentos da terceira fila escamoteáveis, esses sim, reservados para crianças. Lá para trás a entrada é mais complicada, mas na segunda fila as portas abrem-se num amplo ângulo de 85º.
Tem bons acabamentos (e tem boa apresentação) e a dotação de série inclui um sistema multimédia realmente completo e fluído, assistentes avançados (pode circular com cruise control ativo e condução com direção autónoma), faróis matriciais… Claro que tudo isto se repercute no preço final de 59 210 euros, contudo a gama X-Trail começa nos 49 mil euros.
Texto Juan Pablo Esteban
Fotos Paulo Calisto
CONCLUSÃO
Transmite sensações muito boas: é amplo, está bem acabado e equipado e move-se com serenidade… o pior são mesmo os consumos, mais elevados que os de outros híbridos. Numa condução relaxada é comedido (só em trajetos urbanos e interurbanos), mas o consumo a ritmos elevados é sensível e em autoestrada está muito longe de um Diesel, que não existe sequer na gama.
FICHA TÉCNICA
NISSAN X-TRAIL 1.5 E-POWER E-4ORCE 4X4 TEKNA+ 7 LUG.
TIPO DE MOTOR Gasolina, 3 cilindros em linha, turbo
CILINDRADA 1.498 cm3
POTENCIA 156 CV
BINÁRIO MÁXIMO N.D.
TRANSMISSÃO Integral, caixa automática de 1 velocidade
SISTEMA ELÉTRICO
TIPO DE MOTOR Dianteiro e traseiro, síncronos de ímanes permanentes
POTÊNCIA 204 CV/136 CV
BINÁRIO MÁXIMO 330 Nm/195 Nm
BATERIA Iões de lítio, 1,8 kWh
SISTEMA HÍBRIDO
POTÊNCIA TOTAL 213 CV às 5.500 rpm
BINÁRIO TOTAL 525 Nm
VELOCIDADE MÁXIMA 180 km/h
ACELERAÇÃO 7,0 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 6,5 l/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 147 g/km (misto)
DIMENSÕES (C/L/A) 4.680 / 1.840 / 1.695 mm
PNEUS 255/55 R20
PESO 1.908 kg
BAGAGEIRA 465-1.396 l
PREÇO 59.210 €
GAMA DESDE 49.000 €
I.CIRCULAÇÃO (IUC) 144,05 €
LANÇAMENTO Novembro de 2022