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Teste – Mercedes-AMG S 63 E Performance – Velocidade luxuosa

Nunca um Classe S foi tão potente e… opulento. Ostentando a mais recente geração híbrida plug-in de alta performance da marca, o S 63 E Performance debita 802 CV de potência para prestações fora de série. Mas o conforto e a tecnologia também impressionam, quer o condutor, quer os demais ocupantes.

Imponente pelas suas dimensões e competência no requinte, o Classe S transfigura-se na variante AMG S 63 E Performance, uma designação algo longa que equivale a dizer que este é o S mais potente alguma vez concebido pela marca germânica, pedindo “emprestado” alguns conhecimentos da Fórmula 1. Optando pela discrição em detrimento da exuberância visual, este S 63 identifica-se por pormenores como a grelha dianteira mais ampla de lâminas verticais, as saias laterais ou o difusor traseiro com as saídas de escape integradas. De resto, na unidade ensaiada, destaque ainda para as jantes AMG forjadas de 21” (opcionais) que deixam ver o impressionante sistema de travagem de alta performance com discos carbocerâmicos (também opcionais) e pinças em amarelo.

Interior de luxo

Se o exterior é discreto, o habitáculo é um exemplo de requinte superior, com uma miríade de configurações possíveis e materiais de fino recorte, como os revestimentos em pele com pespontos ou os acabamentos em madeira porosa. A condizer, a construção revela enorme atenção aos detalhes, mas é também na imagem tecnológica que se demarca, com o sistema MBUX Superscreen a revelar aqui mais uma evolução. O painel de instrumentos digital é personalizável, enquanto o ecrã tátil vertical concentra todos os sistemas, beneficiando de operação intuitiva e lógica, com ícones de grandes dimensões. Naturalmente, o sistema oferece as mais recentes comodidades em termos de conectividade (navegação com informações em tempo real, módulo de comunicações 5G, serviços Mercedes me connect, Apple CarPlay e Android Auto, entre outras), podendo ainda recorrer a assistente virtual por voz para aceder a algumas funcionalidades e informações úteis. A Mercedes garante que este sistema está em constante evolução.

Sendo um Classe S, vale-se também de uma apologia do luxo supremo, com os pacotes opcionais a enriquecerem sobremaneira toda a vivência a bordo. Exemplo disso é o Pack Premium Plus (10.700 €), que inclui sistemas como a realidade aumentada no head-up display, bancos dianteiros multi-contorno dinâmicos com função de massagem, bancos dianteiros climatizados e iluminação digital com função de projeção. Autênticas benesses para condutor e passageiro. De igual modo, quem viaja atrás pode fazê-lo com impressionante serenidade, nomeadamente quando escolhido o Pack Executivo (9.250 €) para a zona traseira que introduz elementos como o ar condicionado automático, airbags laterais, Pack ‘Chauffeur’ ou o banco do passageiro dianteiro ajustável através da zona traseira, através do qual pode-se estabelecer uma área de descanso para os pés. Ou seja, muito (mas mesmo muito) espaço, graças a uma distância entre eixos de 3.216 mm (!).

Emoções fortes

O sistema motriz deste AMG recorre ao potencial da eletrificação para sublimar as prestações. O propulsor V8 biturbo de 4.0 litros debita 612 CV e 900 Nm de binário, estando associado a uma caixa automática AMG Speedshift MCT 9G e a um motor elétrico de 190 CV (140 kW) e 320 Nm situado no eixo traseiro para uma potência combinada de 802 CV e 1.430 Nm de binário. Valores que dão ao S 63 um nível excecional de prestações, com acelerações de pura adrenalina, sobretudo no modo de condução mais desportivo ‘Sport+’ que liberta uma capacidade de resposta digna de um superdesportivo. Na prática, e apesar de estarmos na presença de uma berlina com 5,3 metros de comprimento, as respostas fulgurantes são acompanhadas de um comportamento exemplar fruto de uma série de atributos que interagem entre si: o eixo traseiro direcional (até 4,5º), a suspensão adaptativa AMG Active Ride Control com variação do amortecimento contínuo e a tração integral variável 4MATIC+ asseguram um desempenho excitante e altamente emotivo, dando liberdade q.b. ao condutor para explorar o potencial dinâmico do conjunto, cabendo ainda ao sistema de travagem a fundamental capacidade de paragem. Sedutor é também o facto de o conforto nunca sair prejudicado, com o modo ‘Comfort’ a proporcionar refinamento exemplar para que os ocupantes possam usufruir de todas as comodidades, que incluem um tablet atrás.

O condutor pode ainda alterar vários parâmetros do chassis e motor a partir do ecrã central (inclui modo de condução personalizável ‘Individual’) e aceder à telemetria e modo de pista com o Pack AMG Drivers (2.350 €).

A bateria de 13,1 kWh tem como objetivo oferecer ciclos rápidos de carga e descarga (como na competição), privilegiando as prestações: a autonomia elétrica de 33 km, realista em condução moderada, é reflexo disso mesmo, bem como o consumo que se cifra, com naturalidade, na casa dos 10 l/100 km.

O preço de entrada acima dos 240.000 € é elucidativo de que este é um modelo especial, cujos muitos opcionais podem fazer disparar o valor final (unidade ensaiada acima dos 280.000 €).

Texto Miguel Silva
Fotos Paulo Calisto

CONCLUSÃO

Soberba combinação de dois mundos: um portentoso modelo desportivo, capaz de prestações fora de série, encontra-se com o epítome do refinamento e do luxo, sem esquecer toda a vertente tecnológica, numa conjugação que torna cada viagem numa experiência inesquecível. A dinâmica apurada faz esquecer dimensões e peso, mas quem optar pelo requinte do banco traseiro também terá um sorriso rasgado no final de cada trajeto.

FICHA TÉCNICA

MERCEDES-AMG S 63 E PERFORMANCE

TIPO DE MOTOR                        Gasolina, 8 cilindros em V, biturbo

CILINDRADA                                3.982 cm3

POTÊNCIA                                     612 CV entre as 5.500 e as 6.500 rpm

BINÁRIO MÁXIMO                     900 Nm entre as 2.500 e as 4.500 rpm

TRANSMISSÃO                            Integral, caixa auto. AMG Speedshift MCT 9 vel.

SISTEMA ELÉTRICO

TIPO DE MOTOR                        Síncrono de íman permanente, traseiro

POTÊNCIA                                     190 CV (140 kW)

BINÁRIO                                        320 Nm

BATERIA                                        Iões de lítio, 13,1 kWh

AUTONOMIA (WLTP)                33 km

SISTEMA HÍBRIDO

TIPO DE MOTOR                        Elétrico-gasolina, PHEV

POTÊNCIA (TOTAL)                    802 CV (590 kW)

BINÁRIO (TOTAL)                       1.430 Nm

VELOCIDADE MÁXIMA 250 km/h

ACELERAÇÃO                               3,3 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                    4,4 l/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)             100 g/km (misto)

DIMENSÕES (C/L/A)                  5.336 / 1.921 / 1.515 mm

PNEUS                                           255/45 R20 (fre.)

285/40 R20 (tras.)

PESO                                              2.595 kg

BAGAGEIRA                                 305 l

PREÇO                                           241.100 €

GAMA DESDE                              146.750 €

IMPOSTO CIRCULAÇÃO (IUC) 576,14 €

LANÇAMENTO                            Agosto de 2023

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