Depois de mostrar todas as suas capacidades na versão híbrida (não se vende a variante plug-in em Portugal), a opção elétrica do Kia Niro assume-se como um conjunto muito equilibrado: autonomia razoável, boa resposta mecânica e muito espaço… apesar de se mover num mercado em crescimento, a receita é apetecível.
Em relação ao seu design, surge mais cuidado e apelativo que o do Niro de primeira geração, a nova geração molda-se a partir de um formato maior em relação ao antecessor, sobretudo em comprimento. Chega aos 4,42 m, e as cotas de largura e distância entre eixos também cresceram, o que lhe permite propor um habitáculo mais espaçoso e capaz.
A vida a bordo é confortável, destacando-se a generosa distância entre filas e a altura livre ao tejadilho. Para além disso, as portas têm um ângulo de abertura generoso, enquanto a bagageira oferece uma capacidade notável. De facto, com 475 litros supera a versão híbrida (o PHEV acaba por ser o mais penalizado neste particular).
O condutor agarra no volante a partir de uma posição um pouco elevada, sem chegar à de um SUV. A partir daqui a visibilidade é boa, seja para o exterior, seja para o painel de instrumentos ou ecrã central, ambos de grandes dimensões, boa resolução e grafismo moderno, em consonância com o muito correto nível de acabamento geral. A impressão que transmite é a de um automóvel bem construído, sólido e robusto. Como outros modelos da casa, a consola aglutina um comando circular para a caixa de velocidades e mais uma ou outra função (abusa do acabamento em preto brilhante, exposto ao pó e aos riscos) e, por cima, conta com um display tátil multimodo com menus comutáveis, solução implementada a partir de duas roletas circulares para ajustar, entre outros, a temperatura.
Tanto a força do motor como a gestão da bateria, podem ser reguladas a partir de diferentes modos de condução (Eco, Normal, Sport e Snow, com mudança de visualização do painel de instrumentos) e patilhas no volante. É precisamente através delas que se estabelecem os cinco níveis de retenção (regenera mais ou menos energia), a partir do primeiro grau onde quase não desacelera, até ao i-Pedal, que permite conduzir praticamente sem tocar no travão. O salto entre um e outro está bem escalonado, assim como o tato dos pedais, confortáveis para modular o rendimento do motor elétrico.
Os seus 204 CV são sempre muito consistentes, com a típica aceleração mais imediata quando comparada com a de um motor de combustão. A velocidade máxima é algo discreta (167 km/h); melhor são os dados da aceleração (7,8 segundos de 0 a 100 km/h), suave numa fase inicial, mas constante, para ser ágil mo meio do trânsito.
Tendo em conta tudo o que avaliámos, concluímos que a Kia vende um bom veículo elétrico. Mais ainda neste nível de equipamento TECH, o único disponível no mercado nacional e muito bem apetrechado de elementos de conforto e de segurança. Assim, o Kia Niro EV TECH custa a partir de 46 950 euros já com campanha de desconto incluída.
Fotos Paulo Calisto
CONCLUSÃO
Existem poucos pontos fracos neste Niro, para além do preço, isto se o compararmos com o HEV, mais acessível e mais apto para “longo curso”. Para percursos urbanos e extraurbanos, o Niro EV é o melhor compromisso: condução apelativa e ágil, com motor de 204 CV, boa capacidade de resposta, excelente espaço e bem equipado. É uma boa escolha como um elétrico muito sensato.
FICHA TÉCNICA
KIA NIRO EV 64 kWH TECH
TIPO DE MOTOR Elétrico síncrono de ímanes permanentes
POTÊNCIA Total 204 CV (150 kW)
BINÁRIO MÁXIMO 255 Nm
TRANSMISSÃO Dianteira, caixa automática de 1 velocidade
BATERIA Iões de lítio, 64,8 kWh
AUTONOMIA (WLTP) 460 km (604 em cidade)
TEMPO DE CARGA 6h 20 a 11 kW AC (100%)
45 min. a 100 kW DC (10-80%)
VELOCIDADEMÁXIMA 167 km/h
ACELERAÇÃO 7,8 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 16,2 kWh/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 0 g/km
DIMENSÕES (C/L/A) 4.420 / 1.825 / 1.570 mm
PNEUS 215/55 R17
PESO 1.739 kg
BAGAGEIRA 475-1.392 l
PREÇO 51.450 € (46.950 € c/ campanha)
GAMA DESDE 51.450 € (46.950 € c/ campanha)
IMPOSTO DE CIRCULAÇÃO (IUC) 0 €
LANÇAMENTO Julho de 2022