fbpx




Depois de mostrar todas as suas capacidades na versão híbrida (não se vende a variante plug-in em Portugal), a opção elétrica do Kia Niro assume-se como um conjunto muito equilibrado: autonomia razoável, boa resposta mecânica e muito espaço… apesar de se mover num mercado em crescimento, a receita é apetecível.

O Niro assume um papel importante dentro da gama Kia, especialmente esta segunda geração, que o que fez foi reforçar os pontos fortes do seu antecessor. Tal como antes, a família compreendia propostas híbridas, híbridas plug-in (PHEV) e elétrica, sendo que esta última, aos poucos, vai ganhando posições no ranking dos modelos elétricos mais vendidos. A opção que a marca coreana oferece neste competitivo segmento (cada vez há mais opções), responde com sensatez num formato interessante para o cliente que quer um carro elétrico de médio alcance.
Em relação ao seu design, surge mais cuidado e apelativo que o do Niro de primeira geração, a nova geração molda-se a partir de um formato maior em relação ao antecessor, sobretudo em comprimento. Chega aos 4,42 m, e as cotas de largura e distância entre eixos também cresceram, o que lhe permite propor um habitáculo mais espaçoso e capaz.

Amplo e confortável
A vida a bordo é confortável, destacando-se a generosa distância entre filas e a altura livre ao tejadilho. Para além disso, as portas têm um ângulo de abertura generoso, enquanto a bagageira oferece uma capacidade notável. De facto, com 475 litros supera a versão híbrida (o PHEV acaba por ser o mais penalizado neste particular).
O condutor agarra no volante a partir de uma posição um pouco elevada, sem chegar à de um SUV. A partir daqui a visibilidade é boa, seja para o exterior, seja para o painel de instrumentos ou ecrã central, ambos de grandes dimensões, boa resolução e grafismo moderno, em consonância com o muito correto nível de acabamento geral. A impressão que transmite é a de um automóvel bem construído, sólido e robusto. Como outros modelos da casa, a consola aglutina um comando circular para a caixa de velocidades e mais uma ou outra função (abusa do acabamento em preto brilhante, exposto ao pó e aos riscos) e, por cima, conta com um display tátil multimodo com menus comutáveis, solução implementada a partir de duas roletas circulares para ajustar, entre outros, a temperatura.

Tudo já bem conhecido dos seus “irmãos”, em suma, com qualidades dinâmicas aqui matizadas pela propulsão elétrica. A condução já de si muito apelativa do Niro, ganha mais protagonismo com o motor elétrico, mais silenciosos, ainda que evidencie outro tipo de ruídos (aerodinâmicos e de rolamento), que com motor a combustão passariam despercebidos. Conforto para realizar longa tiradas com agrado. Neste sentido, a bateria do Niro EV de 64,8 kWh, permite anunciar uma autonomia de até 460 km em ciclo combinado (604 km em cidade). Durante o nosso teste, por todo o tipo de estradas, não se mostrou muito glutão. Em ambiente urbano e em estrada, medimos entre os 14 e os 17 kWh/100 km. A autoestrada penaliza mais o ritmo de viagem, aproximando-se dos 20 kWh/100 km.
Tanto a força do motor como a gestão da bateria, podem ser reguladas a partir de diferentes modos de condução (Eco, Normal, Sport e Snow, com mudança de visualização do painel de instrumentos) e patilhas no volante. É precisamente através delas que se estabelecem os cinco níveis de retenção (regenera mais ou menos energia), a partir do primeiro grau onde quase não desacelera, até ao i-Pedal, que permite conduzir praticamente sem tocar no travão. O salto entre um e outro está bem escalonado, assim como o tato dos pedais, confortáveis para modular o rendimento do motor elétrico.

Brioso
Os seus 204 CV são sempre muito consistentes, com a típica aceleração mais imediata quando comparada com a de um motor de combustão. A velocidade máxima é algo discreta (167 km/h); melhor são os dados da aceleração (7,8 segundos de 0 a 100 km/h), suave numa fase inicial, mas constante, para ser ágil mo meio do trânsito.
Tendo em conta tudo o que avaliámos, concluímos que a Kia vende um bom veículo elétrico. Mais ainda neste nível de equipamento TECH, o único disponível no mercado nacional e muito bem apetrechado de elementos de conforto e de segurança. Assim, o Kia Niro EV TECH custa a partir de 46 950 euros já com campanha de desconto incluída.

Texto Juan Pablo Esteban
Fotos Paulo Calisto

CONCLUSÃO

Existem poucos pontos fracos neste Niro, para além do preço, isto se o compararmos com o HEV, mais acessível e mais apto para “longo curso”. Para percursos urbanos e extraurbanos, o Niro EV é o melhor compromisso: condução apelativa e ágil, com motor de 204 CV, boa capacidade de resposta, excelente espaço e bem equipado. É uma boa escolha como um elétrico muito sensato.

FICHA TÉCNICA

KIA NIRO EV 64 kWH TECH

TIPO DE MOTOR                     Elétrico síncrono de ímanes permanentes

POTÊNCIA Total                     204 CV (150 kW)

BINÁRIO MÁXIMO                  255 Nm

TRANSMISSÃO                       Dianteira, caixa automática de 1 velocidade

BATERIA                                 Iões de lítio, 64,8 kWh

AUTONOMIA (WLTP)             460 km (604 em cidade)

TEMPO DE CARGA                  6h 20 a 11 kW AC (100%)

45 min. a 100 kW DC (10-80%)

VELOCIDADEMÁXIMA 167 km/h

ACELERAÇÃO                          7,8 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                 16,2 kWh/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)          0 g/km

DIMENSÕES (C/L/A)               4.420 / 1.825 / 1.570 mm

PNEUS                                    215/55 R17

PESO                                       1.739 kg

BAGAGEIRA                            475-1.392 l

PREÇO                                    51.450 € (46.950 € c/ campanha)

GAMA DESDE                         51.450 € (46.950 € c/ campanha)

IMPOSTO DE CIRCULAÇÃO (IUC) 0 €

LANÇAMENTO                        Julho de 2022

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade