A Kia joga forte. Não só se posiciona como a primeira marca do grupo Hyundai-Kia a lançar um elétrico de altas performances, como aponta diretamente a modelos como o Tesla Model Y ou o Ford Mustang Mach-E GT, com um EV6 cujas prestações se assemelham às de um superdesportivo. A pergunta é obrigatória: há mais do que apenas a ficha técnica?
Texto Eduardo Lausín
Fotos Paulo Calisto
A proposta da Kia afasta-se precisamente disso tudo, é totalmente o oposto. Trata-se de um carro com um preço muito racional para aquilo que oferece. E com racional referimo-nos a um valor de 77.700 € (com campanha associada). Dito de outra forma, é provavelmente o carro mais rápido que podemos comprar por menos dinheiro no mercado. E não, os seus concorrentes não são tão rápidos. Falamos, claro, dos Mustang Mach-E GT e Tesla Model Y, com quem claramente compete. Já a estratégia da Kia assemelha-se muito mais à deste último: propor um veículo topo de gama com todo o equipamento de série por um único preço. E quando dizemos que traz tudo de série é porque traz mesmo tudo.
É precisamente a partir deste modo que se liberta todo o potencial do EV6 GT. Uma vez ativado, ambos os motores debitam toda a sua potência conjunta, um total de 585 CV e 740 Nm de binário. Sim, é aquilo que está a pensar, este carro é um verdadeiro míssil. Um míssil que responde de forma imediata ao pedal do acelerador. No entanto, resulta num conjunto facilmente controlável já que a tração é perfeita. E dizemo-lo com conhecimento de causa: ativar o Launch Control e sair disparado sem escutar o mínimo ruído dos pneus é uma experiência que vale a pena viver.
Parte da responsabilidade por este comportamento recai no novo diferencial traseiro de deslizamento limitado, que reparte de forma inteligente o binário pela roda com maior aderência. Mas, atenção, se aquilo que queremos é fazer deslizar a traseira, existe um modo Drift que desliga o eixo dianteiro (ainda que se mantenha alerta para ajudar a corrigir a traseira) e que permite “brincar” à vontade com o eixo traseiro.
Parece-nos, no geral, um automóvel bastante desportivo, mas sem a habitual agressividade de muitos SUV com este perfil. De facto, resulta num carro suave e confortável nos seus modos de condução mais permissivos. Talvez aquilo que menos se destaque seja a travagem, reforçada por discos de 380 mm à frente e pinças de quatro pistões, mas que tem de lidar com 2.200 kg de peso, uma tarefa titânica em condução agressiva, durante a qual o sistema de travagem perde alguma eficácia.
Para terminar, surpreendeu-nos o consumo. Durante o nosso teste obtivemos uma média de 20,8 kWh/100 km, que não é um registo baixo em termos globais, mas quando comparado com carros de potências e prestações semelhantes… Isto permite rodar cerca de 350 km por carregamento. Além disso, graças à sua arquitetura elétrica de 800V pode recuperar energia a um ritmo de 240 kW, o que supõe paragens de apenas 10-15 minutos entre “abastecimentos”.
FICHA TÉCNICA – KIA EV6 GT 77 kWh AWD
TIPO DE MOTOR Dois motores, síncronos de ímanes permanentes (PSM)
POTÊNCIA 585 CV (218 CV+367 CV)
BINÁRIO MÁXIMO 740 Nm
TRANSMISSÃO Integral, caixa automática de relação única
BATERIA Iões de lítio, 77,4 kWh
AUTONOMIA (WLTP) 424 km
TEMPO DE CARGA 7h20 a 11 kW AC (100%)
18 min. a 240 kW DC (10-80%
VEL. MÁXIMA 260 km/h
ACELERAÇÃO 3,5 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 20,6 kWh/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 0 g/km
DIMENSÕES (C/L/A) 4.695 / 1.890 / 1.545 mm
PNEUS 255/40 R21
PESO 2.185 kg
BAGAGEIRA 480-1.260 l (+20 à frente)
PREÇO 80.700 € (77.700 € c/ campanha)
GAMA DESDE 59.250 € (56.450 € c/ campanha)
IMP. CIRCULAÇÃO (IUC) 0 €
LANÇAMENTO Abril de 202