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A Kia joga forte. Não só se posiciona como a primeira marca do grupo Hyundai-Kia a lançar um elétrico de altas performances, como aponta diretamente a modelos como o Tesla Model Y ou o Ford Mustang Mach-E GT, com um EV6 cujas prestações se assemelham às de um superdesportivo. A pergunta é obrigatória: há mais do que apenas a ficha técnica?

Texto Eduardo Lausín
Fotos Paulo Calisto

Comecemos este teste com um breve resumo: o Kia EV6 GT é um crossover 100% elétrico com 585 CV e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em somente 3,5 segundos. Acredite quando lhe dizemos que estes números são apenas para impressionar, até porque ainda não desvendámos nada verdadeiramente relevante sobre este modelo. Serve, isso sim, para contextualizar um carro que é quase único no mercado, e ao longo deste trabalho irá perceber porquê. Mas antes, mais um dado: o EV6 GT é mais rápido em aceleração que um Aston Martin DB11 V12 ou que um Audi R8 Performance RWD. E ficam por aqui as comparações com modelos que rondam, ou superam, os 200 mil euros.

Herói do povo

A proposta da Kia afasta-se precisamente disso tudo, é totalmente o oposto. Trata-se de um carro com um preço muito racional para aquilo que oferece. E com racional referimo-nos a um valor de 77.700 € (com campanha associada). Dito de outra forma, é provavelmente o carro mais rápido que podemos comprar por menos dinheiro no mercado. E não, os seus concorrentes não são tão rápidos. Falamos, claro, dos Mustang Mach-E GT e Tesla Model Y, com quem claramente compete. Já a estratégia da Kia assemelha-se muito mais à deste último: propor um veículo topo de gama com todo o equipamento de série por um único preço. E quando dizemos que traz tudo de série é porque traz mesmo tudo.
 Falamos de uma lista que inclui condução semiautónoma, Head-up Display, iluminação LED adaptativa… e isto apenas no capítulo segurança. O conforto também está assegurado: carregador por indução para smartphone, todos os bancos e volante aquecidos… Para não falar de um sistema multimédia de 12,3” completíssimo que inclui conexão à internet, apps dedicadas para veículos elétricos ou ligações Android Auto e Apple CarPlay. Insistimos, tudo isto é de série e não é possível juntar mais nenhum elemento a não ser a pintura metalizada. Já que falamos de estética, convém referir em que é que este GT se diferencia dos outros EV6.

É discreto, há que reconhece-lo. Apenas existem alguns pormenores distintos no para-choques dianteiro e traseiro, umas jantes específicas de 21” e umas pinças de travão pintadas em verde lima. No interior, este tom dá vida a elementos como as costuras dos bancos tipo bacquet (mais confortáveis do que aquilo que parecem) e acrescenta no volante um botão que ativa um modo de condução GT exclusivo.

Um míssil

É precisamente a partir deste modo que se liberta todo o potencial do EV6 GT. Uma vez ativado, ambos os motores debitam toda a sua potência conjunta, um total de 585 CV e 740 Nm de binário. Sim, é aquilo que está a pensar, este carro é um verdadeiro míssil. Um míssil que responde de forma imediata ao pedal do acelerador. No entanto, resulta num conjunto facilmente controlável já que a tração é perfeita. E dizemo-lo com conhecimento de causa: ativar o Launch Control e sair disparado sem escutar o mínimo ruído dos pneus é uma experiência que vale a pena viver.

Claro que os pneus não são uns quaisquer, mas uns aderentes Michelin Pilot Sport 4S que ajudam no potencial que o carro demonstra em estrada. Mas não é só. A Kia reduziu em 5 mm a altura da carroçaria, modificou a firmeza das molas (9% mais brandas à frente e 11% mais rígidas atrás) e aumentou a rigidez da barra estabilizadora traseira. Não é um carro perfeito a curvar, é verdade, mas entra na curva de forma incisiva (a direção é mais direta) e produz tanta tração à saída que as curvas sucedem-se a um ritmo absolutamente demoníaco.

Parte da responsabilidade por este comportamento recai no novo diferencial traseiro de deslizamento limitado, que reparte de forma inteligente o binário pela roda com maior aderência. Mas, atenção, se aquilo que queremos é fazer deslizar a traseira, existe um modo Drift que desliga o eixo dianteiro (ainda que se mantenha alerta para ajudar a corrigir a traseira) e que permite “brincar” à vontade com o eixo traseiro.
Parece-nos, no geral, um automóvel bastante desportivo, mas sem a habitual agressividade de muitos SUV com este perfil. De facto, resulta num carro suave e confortável nos seus modos de condução mais permissivos. Talvez aquilo que menos se destaque seja a travagem, reforçada por discos de 380 mm à frente e pinças de quatro pistões, mas que tem de lidar com 2.200 kg de peso, uma tarefa titânica em condução agressiva, durante a qual o sistema de travagem perde alguma eficácia.

Eficiência elevada?
Para terminar, surpreendeu-nos o consumo. Durante o nosso teste obtivemos uma média de 20,8 kWh/100 km, que não é um registo baixo em termos globais, mas quando comparado com carros de potências e prestações semelhantes… Isto permite rodar cerca de 350 km por carregamento. Além disso, graças à sua arquitetura elétrica de 800V pode recuperar energia a um ritmo de 240 kW, o que supõe paragens de apenas 10-15 minutos entre “abastecimentos”.

FICHA TÉCNICA – KIA EV6 GT 77 kWh AWD

TIPO DE MOTOR                     Dois motores, síncronos de ímanes permanentes (PSM)

POTÊNCIA                               585 CV (218 CV+367 CV)

BINÁRIO MÁXIMO                  740 Nm

TRANSMISSÃO                       Integral, caixa automática de relação única

BATERIA                                 Iões de lítio, 77,4 kWh

AUTONOMIA (WLTP)             424 km

TEMPO DE CARGA                  7h20 a 11 kW AC (100%)

18 min. a 240 kW DC (10-80%
VEL. MÁXIMA                   260 km/h

ACELERAÇÃO                          3,5 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                 20,6 kWh/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)          0 g/km

DIMENSÕES (C/L/A)               4.695 / 1.890 / 1.545 mm

PNEUS                                    255/40 R21

PESO                                       2.185 kg

BAGAGEIRA                            480-1.260 l (+20 à frente)

PREÇO                                    80.700 € (77.700 € c/ campanha)

GAMA DESDE                         59.250 € (56.450 € c/ campanha)

IMP. CIRCULAÇÃO (IUC)     0 €

LANÇAMENTO                        Abril de 202

Ricardo Carvalho

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